Perigo
Vídeo: ciclista se arrisca em descida perigosa de Niterói
Cena foi flagrada na região da Serra de Piratininga
Um ciclista foi flagrado se arriscando ao descer em alta velocidade pela região da Serra de Piratininga, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, Região Oceânica de Niterói, na tarde da última quarta-feira (23). O trajeto é conhecido pela sua inclinação acentuada. O flagra foi feito por um motorista, por volta de 16h40, e enviado ao ENFOCO.
Segundo testemunhas, o homem subiu em cima da bicicleta, enquanto descia a via, sem qualquer equipamento de segurança visível. A manobra imprudente chamou a atenção de condutores que trafegavam pela estrada.
"Ele me pareceu não se importar com a divulgação e seguiu até o final. A minha reação foi de perplexidade, loucura... descer uma serra naquela velocidade de bicicleta e naquela condição... A minha intenção [de gravar o vídeo], além da surpresa, é de alertar quanto ao perigo e o final trágico que poderia acontecer", comentou um condutor, que preferiu anonimato.
O que diz a NitTrans
Procurada, a NitTrans informou que "o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que desrespeitar as normas de trânsito constitui infração que pode ser leve, média, grave ou gravíssima. Além disso, o CTB também estabelece que os ciclistas devem respeitar as normas de trânsito e as sinalizações, e que a eles se aplicam as mesmas regras de trânsito que se aplicam aos condutores de veículos automotores, no que couber".
Ainda de acordo com o órgão, "as penalidades para as infrações cometidas por ciclistas incluem multas e outras medidas administrativas. Um ciclista que pratica manobra irregular no trânsito pode cometer uma infração de trânsito", afirmou.
Algumas possíveis infrações incluem:
1. Infração leve: Se a manobra irregular não oferecer perigo à segurança de outros usuários da via.
2. Infração média: Se a manobra irregular oferecer perigo à segurança de outros usuários da via.
3. Infração grave: Se a manobra irregular colocar em risco a segurança de outros usuários da via ou causar danos a propriedades.
Exemplos de manobras irregulares incluem:
- Fazer "slalom" entre veículos
- Circular em alta velocidade
- Não respeitar prioridade
- Fazer manobras bruscas
"A penalidade pode incluir multa e/ou outras medidas administrativas. É importante lembrar que a segurança no trânsito é fundamental para todos os usuários da via", reforçou a NitTrans.
Em complemento, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta informou que "mantém um diálogo constante com grupos de ciclistas locais e realiza ações educativas semanalmente nas ruas, sempre reforçando a importância da segurança e do uso consciente das vias. No entanto, vale destacar que pessoas com esse comportamento de risco costumam ser exceções e, em geral, não representam os ciclistas organizados que participam desses grupos e estão engajados na construção de uma mobilidade mais segura para todos".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!