Logo Enfoco


    Patrimônio

    Mercado Municipal de Niterói celebra dois anos com eventos especiais até dezembro

    Programação variada e de graça para toda família

    Publicado 27/07/2025 às 6:00 | Atualizado em 27/07/2025 às 7:06 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mercado Municipal de Niterói celebra dois anos de operações com vasta programação
    Mercado Municipal de Niterói celebra dois anos de operações com vasta programação |  Foto: Divulgação

    Com dois anos desde sua aguardada reabertura, o Mercado Municipal de Niterói se consolida como um dos maiores polos de gastronomia, cultura e lazer da Região Metropolitana do Rio. Até este domingo (27), data do seu aniversário, o espaço já recebeu cerca de três milhões de visitantes, gerou mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, e ultrapassou R$ 180 milhões em movimentação econômica, segundo dados divulgados com exclusividade pela direção do Mercado ao ENFOCO.

    Para celebrar a marca, o empreendimento prepara uma sequência de eventos especiais até o fim do ano, com destaque para a nova edição do Festival de Inverno em agosto, um parque de diversões em setembro, o tradicional Festival Brincar e a Oktoberfest em outubro, o retorno do Festival Nordestino em novembro, e um grande evento natalino em dezembro.

    Todos com o objetivo de atrair ainda mais visitantes e fortalecer o espaço como ponto de encontro para todas as idades. Neste final de semana, inclusive, acontece o Festival de Infláveis, com dezenas de brinquedos gigantes para a alegria da criançada.

    Aspas da citação
    Os planos para o Mercado Municipal de Niterói nos próximos anos são ambiciosos e estratégicos: tornar-se a principal referência em gastronomia, cultura, entretenimento e lazer da cidade.
    Rodrigo Lima, superintendente do Mercado
    Aspas da citação

    Patrimônio

    O espaço foi tombado como patrimônio do estado
    O espaço foi tombado como patrimônio do estado |  Foto: Divulgação

    Fundado na década de 1930, o Mercado Municipal de Niterói foi um dos maiores centros de abastecimento do Brasil, operando ao lado do porto de Niterói. Desativado em 1976, passou décadas funcionando como Depósito Público Estadual, com o prédio degradado e ocupado por pessoas em situação de rua e veículos apreendidos.

    A revitalização começou em 2018, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), e culminou na reinauguração em 27 de julho de 2023. Este ano, o espaço foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural, Gastronômico e Turístico do Estado do Rio de Janeiro, coroando sua importância para a identidade fluminense.

    Novas operações

    Hoje, o Mercado abriga restaurantes, cafés, empórios, um posto do Detran e diversos empreendimentos que movimentam diariamente a economia local, especialmente aos finais de semana, quando o fluxo de visitantes atinge seu pico, de acordo com a administração do empreendimento.

    Até o final de 2025, está prevista a chegada de ao menos 10 novas operações, entre: academias, novos restaurantes e lojas especializadas, fortalecendo ainda mais o perfil multifuncional do espaço.

    "O objetivo é reunir em um só lugar bares e restaurantes renomados e de alta qualidade, reconhecidos pelo público, além de oferecer uma programação cultural diversificada, capaz de alcançar todos os perfis de visitantes", pontua o superintendente Rodrigo Lima.

    Todo mundo no Mercado

    O sucesso do Arraiá do Mercado já está entre os eventos mais aguardados do ano
    O sucesso do Arraiá do Mercado já está entre os eventos mais aguardados do ano |  Foto: Divulgação

    Desde sua reabertura, os eventos realizados no Mercado têm sido um dos maiores atrativos. De acordo com a direção, os que mais se destacaram em público e repercussão foram o Arraiá do Mercado, o Festival de Inverno, a Oktoberfest e o Festival Nordestino, reunindo gastronomia, música ao vivo e atrações para todas as idades.

    A programação para os próximos meses será ainda mais robusta, com ações pensadas para públicos diversos e experiências culturais de alto nível.

    Com investimentos contínuos e planejamento estratégico, o Mercado Municipal de Niterói mira o futuro com a missão de se tornar o maior e mais completo ponto de encontro de Niterói, sendo uma vitrine de tudo que a cidade tem de melhor.

    “A proposta inclui também eventos inovadores e experiências únicas para todas as idades. Mais do que um centro de compras, o Mercado Municipal será o maior ponto de encontro e convivência de Niterói”, finaliza o superintendente Rodrigo Lima.

    Onde fica?

    O Mercado Municipal de Niterói funciona de segunda-feira a domingo e conta com estacionamento, áreas de convivência e eventos gratuitos. O funcionamento do 1° piso é de 9h às 21h; e do 2° piso: de 11h às 23h. O endereço é Rua Santo Antônio, 53, Centro de Niterói.

    Tags

    Ezequiel Manhães

    Ezequiel Manhães

    Redator

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Complexo do Alemão terá praça musical; saiba como será

    Relacionados em Niterói