Logo Enfoco


    Alerta

    Moradores de Niterói relatam ação de falsos técnicos de internet

    Equipes sem identificação estariam manipulando equipamentos

    Publicado 23/10/2025 às 16:10 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Falsos técnicos teriam invadido áreas de provedores para instalar cabos e captar clientes ilegalmente
    Falsos técnicos teriam invadido áreas de provedores para instalar cabos e captar clientes ilegalmente |  Foto: Banco de imagens / Freepik

    Moradores da Região Oceânica de Niterói têm relatado a presença de falsos técnicos de internet em diferentes pontos dos bairros de Piratininga, Itaipu, Camboinhas, Fazendinha e Jurujuba. De acordo com a provedora Leste Telecom, equipes e veículos não identificados vêm sendo flagrados manipulando cabos, fotografando estruturas de telecomunicação e acessando caixas de conexão sem autorização.

    A movimentação irregular chamou atenção de moradores e levou a empresa a emitir um alerta para todos os clientes da região. Segundo o comunicado, os falsos técnicos não usam uniformes, crachás ou identificação oficial, e em alguns casos aparecem apenas com camisas estampadas com números de telefone. As ações têm ocorrido tanto em instalações da Leste quanto de outras operadoras que atuam no município.

    Ainda não há confirmação de que os suspeitos tenham vínculo com milícias ou facções, mas a empresa não descarta a hipótese de que a atuação possa estar ligada à tentativa de controle de áreas de operação. Em outras partes do Rio, práticas semelhantes já resultaram em sabotagem de redes e ameaças a funcionários de provedores regularizados.

    No alerta, a Leste destacou que “regiões do município enfrentam serviços de internet irregulares, com baixa qualidade de sinal, ausência de suporte técnico e preços arbitrários”. A empresa também pediu que moradores denunciem movimentações suspeitas, enviando fotos ou vídeos para o e-mail [email protected] ou de forma anônima pelo Disque Denúncia (21) 2253-1177, que também funciona via WhatsApp.

    Além disso, a provedora orientou que sejam enviados registros de boletos, panfletos e cobranças duvidosas, já que muitos grupos vêm se passando por provedores legítimos. A Leste afirmou que seguirá monitorando as ocorrências na Região Oceânica e colaborando com as autoridades locais “para conter a atuação de redes clandestinas”.

    A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) também se manifestou, afirmando repudiar qualquer forma de atuação irregular e destacando a importância das denúncias para garantir a integridade das redes de telecomunicações.

    Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçou o alerta. Segundo o órgão, “a população deve evitar contratar serviços de provedores não regularizados” e é recomendado que “denúncias sejam encaminhadas aos canais oficiais da agência para que medidas legais sejam tomadas”.

    Até o fechamento desta matéria, Polícia Civil e Polícia Militar não haviam se pronunciado sobre este caso e outros que vem acontecendo em bairros da cidade.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pedro fratura o antebraço e vai desfalcar o Flamengo

    Relacionados em Niterói