Calor extremo
Natal de calor e praia no Rio e Niterói
Banhistas procuraram refúgio no mar devido à onda de calor

Enquanto muitos optaram por passar o Natal em casa, o calor intenso transformou as praias de Niterói e do Rio de Janeiro no principal destino do feriado, atraindo banhistas em busca de refresco e lazer nesta quinta-feira (25). Niterói, junto com São Gonçalo, Itaboraí e outras cidades, integra a lista de municípios fluminenses em alerta devido às altas temperaturas previstas para os próximos dias.
Apesar dos termômetros nas alturas, as praias de Piratininga, Boa Viagem, Icaraí, Itaipu e São Francisco, em Niterói, além de Copacabana e Ipanema, na capital fluminense, registraram grande movimento. Muitos banhistas recorreram ao guarda-sol e ao protetor solar para se proteger do sol forte.
Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Niterói emitiu um alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Segundo o comunicado, a cidade registra temperaturas acima de 35 °C, com umidade em torno de 30%.
Já o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio) informou que a capital fluminense segue no nível de Calor 3. Esse é o terceiro nível de uma escala que vai até 5, indicando temperaturas elevadas com previsão de manutenção do cenário.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de onda de calor que começou na terça-feira (23) e deve se manter até amanhã. O alerta indica risco à saúde.
Orientações da Prefeitura de Niterói
Diante das altas temperaturas, a Prefeitura de Niterói orienta a população a adotar cuidados para preservar a saúde. Veja as recomendações:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h
- Manter-se hidratado, bebendo bastante água
- Umidificar ambientes fechados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água
- Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, como áreas sombreadas e arborizadas
Riscos associados ao calor intenso:
- Aumento de problemas respiratórios
- Maior risco de incêndios em áreas de vegetação
- Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199 e acionar a Defesa Civil.
Calor extremo
De acordo com o Monitora RJ, ferramenta da Secretaria de Estado de Saúde, 22 municípios do estado devem enfrentar excesso de calor a partir desta quinta-feira e nos próximos dias. As classificações variam entre leve, severo e extremo, conforme o risco à saúde da população.
Niterói aparece no grupo mais crítico, classificado como calor extremo. Já cidades como Maricá, Nova Iguaçu e a capital fluminense enfrentam calor severo. Municípios como Araruama e Volta Redonda estão em nível leve.
Calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica.
Calor severo: Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Saquarema e Tanguá.
Calor leve: Araruama, Guapimirim, Pinheiral, Rio Bonito e Volta Redonda.

Tayná Ferreira
Repórter
Apaixonada pela comunicação e amante da Língua Brasileira de Sinais (Libras), também adora fotografia, boas conversas e filmes

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



