Cultura Surda 2025
Niterói celebra inclusão com evento para PcDs no Campo de São Bento
Iniciativa promete atividades interativas, literatura e arte

O Campo de São Bento, na Zona Sul de Niterói, recebe domingo (28) de semana o evento 'Cultura Surda 2025'. Programação gratuita que promete valorizar a inclusão de deficientes auditivos na cidade. O objetivo é promover atividades interativas que misturam arte, dança e literatura.
De acordo com a prefeitura, responsável pela iniciativa, o evento tem como objetivo reforçar a importância do acesso à cultura como um direito de todos os cidadãos. Além disso, o Cultura Surda é dito como um ato de ativismo, que busca fortalecer o orgulho surdo e ampliar a visibilidade da causa minoritária.
Programação
A programação tem início às 10h, com a contação de histórias e o lançamento do livro infantil 'A luva mágica', de João Paulo Silva, que narra a história de um guia de turismo que aprende Libras para incluir turistas surdos nos passeios. Também é prometido o sorteio de exemplares para as crianças.
Às 11h, acontecerá o espetáculo 'Poesias Surdas', performance que vai unir poésia e língua de sinais, promovendo uma nova forma de apreciar a arte.
Encerrando a programação principal, das 12h às 13h, aconterá a oficina Dança Contemporânea Inclusiva, ministrada pela professora Flávia Oliver, mestre em Dança pela UFRJ. A atividade propõe o uso da dança como uma linguagem acessível e transformadora, valorizando a liberdade de movimento de cada corpo.
Além das atrações culturais, o evento contará com a Feira de Artesanato Surdo, que vai procurar valorizar a produção artística da comunidade surda, e a Tenda de Sensibilização a Libras, coordenada por Cristiane Alves Sant’Anna, com atividades lúdicas de ensino da língua de sinais para crianças.
A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Comissão UFF Acessível, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!