Logo Enfoco


    Humanizado

    População de Niterói ganha balcão para serviços digitais

    Município é o único do Rio a ter dois locais para atendimento

    Publicado 24/09/2025 às 16:26 | Atualizado em 24/09/2025 às 16:52 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Espaço irá funcionar na Secretaria da Fzenda, no Centro de Niterói
    Espaço irá funcionar na Secretaria da Fzenda, no Centro de Niterói |  Foto: Arquivo Enfoco

    A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta segunda-feira (22) a segunda unidade presencial do Balcão Gov.Br, portal digital do Governo Federal que concentra serviços e informações públicas em um único ambiente virtual. O novo espaço passou a funcionar no prédio da Secretaria de Fazenda, na Rua da Conceição, no Centro, e amplia a rede de atendimento ao cidadão na cidade.

    Com a abertura da unidade, Niterói se tornou o único município do estado do Rio de Janeiro com dois balcões Gov.Br em funcionamento. O primeiro deles está instalado na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca.

    Ambos oferecem atendimento humanizado para quem tem dificuldades no uso dos serviços digitais do governo, incluindo a criação ou recuperação de contas, reforço na segurança de acessos e orientações para navegação na plataforma, que reúne mais de 4 mil serviços públicos.

    O coordenador de Governo Digital e Relacionamento Cidadão da prefeitura, Fernando Stern, destacou que a iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal com a transformação digital.

    “Em Niterói, uma de nossas prioridades é a digitalização do governo como forma de facilitar a vida das pessoas. O Balcão Gov.Br é uma ótima iniciativa que une o atendimento presencial e humanizado à digitalização dos serviços. Acreditamos que tecnologia e serviços digitais devem servir para simplificar a vida do cidadão. Os direitos digitais são um compromisso da nossa gestão”, afirmou.

    Além da parceria com o Governo Federal no Gov.Br, a prefeitura vem ampliando nos últimos anos a oferta de ferramentas digitais voltadas ao relacionamento com a população. Entre elas está o Colab, plataforma de participação cidadã que permite o envio de demandas e sugestões e o acompanhamento de consultas públicas.

    Outra iniciativa é o Portal de Serviços, que reúne informações sobre mais de 300 serviços municipais, como autorizações para eventos e procedimentos urbanísticos, sem necessidade de deslocamento até repartições públicas.

    Segundo a Coordenadoria de Governo Digital e Relacionamento Cidadão, a meta é expandir o Balcão Gov.Br para outras regiões da cidade e fortalecer a integração entre os serviços digitais e presenciais, promovendo um atendimento mais acessível e próximo da população.

    Unidades de atendimento:

    • Centro – Palácio Araribóia - R. da Conceição, 100 – Centro. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
    • Engenhoca – Plataforma Urbana Digital - Praça José Vicente Sobrinho – Engenhoca. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h30 às 12h30.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Isenção de IR é aprovada por Comissão do Senado

    Relacionados em Niterói