Revéillon
Niterói espera 400 mil pessoas para a festa da virada
Shows, queima de fogos e reforço na segurança marcam a festa

A expectativa de receber cerca de 400 mil pessoas na noite da virada mobiliza Niterói para um dos maiores Réveillons de sua história. A principal celebração acontece na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade, que será palco de uma maratona de shows, queima de fogos e um esquema especial de segurança, saúde e serviços públicos preparado para moradores, visitantes e turistas.
A festa começa às 20h, com a Orquestra Aprendiz Musical. Em seguida, Nando Reis sobe ao palco, antes do samba da Unidos do Viradouro embalar o público na contagem regressiva para 2026. À meia-noite, o céu da orla será iluminado por uma queima de fogos de 16 minutos e, logo depois, Ludmilla assume o palco para dar as boas-vindas ao novo ano.
Considerado o segundo maior Réveillon do estado do Rio, o evento terá apresentação da jornalista Mylena Ciribelli, a primeira mulher a comandar o palco principal da virada em Niterói.
Na Praia de Icaraí, serão utilizados fogos de baixo estampido, pensados para reduzir impactos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, animais e pessoas sensíveis ao barulho. A queima contará com efeitos variados, como estrelas, corações e candelas romanas. A vistoria do material está marcada para a próxima terça-feira (30), às 11h, no Estaleiro Dialcar, na Ilha da Conceição.
Além de Icaraí, outros quatro pontos da cidade também terão queima de fogos: o monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa; a Vila Ipiranga, no Fonseca; o Caramujo; e a Praia de Itaipu, na Região Oceânica. Em Itaipu, haverá posto médico com UTI móvel, banheiros químicos, ponto de hidratação e policiamento de prontidão.
Esquema de segurança e funcionamento
Em Icaraí, o esquema inclui quatro postos médicos, duas UTIs móveis, equipes do Corpo de Bombeiros, 13 torres de observação ao longo da praia e distribuição de pulseiras de identificação para crianças pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) móvel. A Polícia Militar atuará com 477 agentes, enquanto a Guarda Municipal terá 413 servidores e 40 viaturas em operação a partir das 9h do dia 31.
Ao todo, serão instalados 800 banheiros químicos. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) vai reforçar a operação com 720 garis, sendo 400 em Icaraí. A NitTrans também preparou um esquema especial de trânsito para a noite da virada.
Parceira do evento, a Águas de Niterói manterá pontos de hidratação com distribuição gratuita de água potável em Icaraí e Itaipu. A organização recomenda que o público leve copos ou garrafas plásticas. Objetos cortantes, recipientes de vidro e fogos de artifício estão proibidos.
Haverá ainda ambulâncias de prontidão nas praias das Flechas e de Charitas, além de um Espaço de Acolhimento à Mulher, na Praça Getúlio Vargas, com atuação da Patrulha Maria da Penha.
Para o presidente da Neltur, André Bento, a expectativa de público reflete o crescimento do evento. “Será o maior Réveillon da história de Niterói, resultado de um planejamento integrado que fortaleceu o calendário de grandes eventos da cidade”, afirmou.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




