Finalidades redefinidas Redefinição

Nittrans assume a fiscalização do trânsito em Niterói

Entidade passa a ser denominada Niterói Trânsito S.A.

Os agentes de trânsito passam a estar vinculados à Nittrans
Os agentes de trânsito passam a estar vinculados à Nittrans |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói informou que sancionou, nesta quarta-feira (13), a Lei Municipal nº 3.852/2023, que torna a Nittrans entidade executiva de trânsito do município que passa a ter responsabilidade com a fiscalização do trânsito, incluindo aplicação de autos de infração, que geram as multas emitidas pelo Detran-RJ, e também a aplicação de medidas administrativas.

Com isso, os agentes de trânsito de Niterói passam a estar vinculados à Nittrans, que também recebeu alteração no seu nome e passou de ‘Niterói Transporte e Trânsito S.A’ para ‘Niterói Trânsito S.A’.

O presidente da Nittrans, Gilson Souza, afirma que as novas competências da companhia estão em conformidade com a visão da gestão municipal.

“Já planejamos a adequação das novas atribuições ao escopo da Nittrans. Recebemos estas novas missões com a certeza de que nossos profissionais estão plenamente qualificados para o cumprimento das tarefas. Contaremos também com o trabalho dos agentes de trânsito, responsáveis pela fiscalização, que se juntam aos nossos operadores de trânsito na tarefa de buscar sempre melhorar a fluidez no trânsito da nossa cidade e garantir a segurança viária para todos”, disse o presidente.

A nova lei tem efeito imediato, e seu texto altera a lei de 2005 e redefine suas finalidades.

Planejar, organizar, coordenar, regulamentar e fiscalizar o tráfego, o trânsito e o sistema viário municipal, observado o planejamento urbano municipal e a competência da Administração Direta nos serviços concedidos e no controle da prestação de serviços públicos relativos a transporte coletivo e individual de passageiros, passa a ser função do órgão.

Concurso público 

Entre as novas determinações da Nittrans, está a missão de providenciar a realização de um concurso público para provimento efetivo de agentes de trânsito e de servidores para o seu quadro funcional efetivo. O número de vagas e as datas de realização ainda serão definidos.

< Mulheres garantem renda no Natal com qualificação em ONG de SG Missionária dá detalhes sobre morte de Pedro Henrique; vídeo <