Impactos
O dia após o caos: ruas de Niterói e SG impactadas por chuva
Agentes da Clin atuam nas ruas mitigando os estragos causados
A forte tempestade que atingiu Niterói e São Gonçalo na última sexta-feira (20) deixou rastros de transtornos em regiões das cidades. Além da interrupção no fornecimento de energia após o caos, árvores caídas, ruas enlameadas e serviços de limpeza emergencial marcaram o início deste sábado (21).
Segundo a Defesa Civil, núcleos de chuva moderada a forte, acompanhados de raios e rajadas de vento, atingiram as regiões na tarde de sexta-feira (20). Apesar dos danos materiais registrados, não houve relatos de feridos nem acionamento de sirenes.
Em São Lourenço, na Zona Norte de Niterói, agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) iniciaram o sábado removendo galhos, troncos e detritos das vias públicas. O trabalho em mutirões tem foco em desobstruir ruas e prevenir novos alagamentos.
No bairro de Icaraí, na Zona Sul, o Campo de São Bento foi uma das áreas afetadas pela tempestade. De acordo com a Prefeitura de Niterói, equipes atuaram durante toda a noite para limpar e reparar os danos, o que permitiu que o local amanhecesse em melhores condições neste sábado.
Já em São Francisco, árvores caíram e causaram interrupções no fornecimento de energia em algumas ruas. Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) foram mobilizadas para realizar a poda e a remoção de galhos e troncos.
Além da Clin e da Seconser, operadores da NitTrans organizaram o tráfego em pontos estratégicos para minimizar os impactos no trânsito.
Balanço temporal
De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de Niterói, os maiores índices pluviométricos foram registrados em:
- Várzea das Moças: 58,2 mm
- Pé Pequeno: 43,4 mm
- Boa Vista: 42,6 mm
- Morro do Estado: 37 mm
- Morro da Penha: 36,4 mm
- Morro do Palácio: 35 mm
Previsão do tempo
A previsão entre este sábado (21) até a próxima segunda-feira (23) é de tempo instável, com céu nublado e possibilidade de chuvas fracas a moderadas. A Defesa Civil orienta os moradores a entrarem em contato pelos números 199 ou (21) 2620-0199 em caso de emergência.
Em São Gonçalo, a Prefeitura ainda não forneceu dados sobre o impacto da chuva no município.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!