Logo Enfoco


    Maçarico ligado

    Por conta do calor, garis ficarão menos tempo nas ruas de Niterói

    Decisão foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves

    Publicado 18/02/2025 às 11:37 | Atualizado em 18/02/2025 às 12:54 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O calor intenso representa riscos à saúde da população quando há exposição prolongada
    O calor intenso representa riscos à saúde da população quando há exposição prolongada |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

    Após Niterói ser declarada a cidade mais quente do Brasil, nesta segunda-feira (17), trabalhadores da Secretaria de Conservação e garis da Clin atuarão nas ruas por menos tempo, a partir desta quarta (19), devido à intensa onda de calor.

    O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves nesta terça-feira (18) por meio de suas redes sociais. De acordo com o gestor municipal, os colaboradores serão liberados das atividades externas entre 11h e 17h até sexta-feira (21). Direções e gerências orientarão às atividades internas.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Niterói registrou 42,2°C nesta segunda-feira (17). O ENFOCO registrou a temperatura no termômetro da Alameda São Boaventura, na subida da Ponte Rio-Niterói, por volta das 16h.

    Além de Niterói, outras cidades que figuram no ranking das mais quentes são Silva Jardim (42°C), Rio de Janeiro (41,3°C), Seropédica (41,1°C), Duque de Caxias (40,3°C) e Macaé (38,2°C).

    “Eu nunca senti um calor tão intenso como esse. Fui ao Centro e parecia que minha cabeça estava queimando. Voltei rapidamente para casa. Estou até com medo do preço da conta de luz por causa do ar-condicionado", comentou Fátima Ribeiro, dona de casa e moradora do Fonseca.

    O calor intenso representa riscos à saúde da população quando há exposição prolongada. Médicos alertam sobre os efeitos da desidratação, como quedas na pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e dificuldades na regulação da temperatura corporal, o que pode levar à exaustão pelo calor.

    Em casos mais graves, pode ocorrer confusão mental, tontura e até colapso, o que afeta a capacidade de concentração e o desempenho no trabalho. Em ambientes muito quentes, os riscos são ainda mais elevados, pois o corpo perde líquidos maneira mais rápida pelo suor.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mais uma! Academia é interditada na Baixada Fluminense

    Próximo artigo
    >

    Moradores de SG evitam tragédia após transformador explodir; vídeo

    Relacionados em Niterói