Recursos
Profissionais revelam 'truques' para trabalhar sob sol escaldante
Trabalhadores usam acessórios para se proteger do calor
Com as ondas de calor que atingem o estado do Rio de Janeiro, os trabalhadores que atuam nas ruas estão improvisando seus uniformes para suportar as jornadas exaustivas sob o sol. No espaço público, as vestimentas ganharam novos itens e acessórios: viseiras, camisas de proteção UV, bonés e óculos de sol já são vistos compondo o visual de verão dos profissionais.
O início do verão, somado à intensificação dos eventos climáticos, como as ondas de calor, apresentou mudanças nas vestimentas dos trabalhadores que atuam nas ruas diariamente - garis, agentes de trânsito, operários de obras, motociclistas de aplicativo, entre outros.
Para driblar as altas temperaturas durante a rotina de trabalho, os profissionais têm improvisado para trazer o máximo possível de frescor.
"Nesses dias de sol forte, a gente se equipa: boné com proteção, protetor solar, camisa térmica e, claro, faz umas pausas para tomar água. É a única forma de trabalhar bem nesse calorzão. Essas coisas ajudam a aliviar um pouco o calor que anda fazendo", contou a agente de trânsito Luis Carlos Miranda, de 49 anos.
Bermudão para servidores e motoristas em Niterói
Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Niterói decretou a autorização do uso de bermudões, calças e bermudas na altura do joelho para os servidores municipais, motoristas de táxis, de ônibus, de vans e kombis credenciadas na cidade.
Outros que também vão poder se livrar das vestimentas quentes em dias de calor excessivo são os magistrados, servidores e advogados que atuam no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1). Isso porque a presidência do Tribunal tornou facultativo, entre novembro de 2024 e março deste ano, o uso de paletó e gravata nas dependências de determinadas unidades no Rio. No entanto, o uso deste tipo de vestimenta só é facultativo quando os termômetros alcançam os 40 Cº.
Acessórios indispensáveis
No entanto, alguns setores que atuam nas ruas não foram contemplados com a medida. Mas para se livrar do calorão, acessórios como, viseiras, bonés, chapéus, camisas de proteção solar, óculos de sol e protetores solar tornaram-se aliados destes profissionais.
Para sofrer menos em dias quentes, o varredor de rua Daniel dos Santos, de 42 anos, adotou alguns hábitos importantes.
Às vezes, a gente para um pouco, bebe água e descansa. O trabalho geralmente é feito na sombra, então aproveitamos as árvores que têm por aqui para nos refrescar. Também procuro usar uma camisa térmica para me proteger, e assim vamos nos cuidando para realizar um trabalho melhor.
O motoboy Lucas Latorraca Marins, de 25 anos, também revelou seus "truques".
Em dias quentes como esses que estamos vivenciando, costumo levar água congelada, protetor solar. Uma boa alimentação também é bem importante e, sempre que possível, uma pausa em alguma sombra pra abaixar um pouco a sensação térmica do corpo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!