Transporte
Saiba o que muda nas barcas com a nova empresa
Administração deve valer a partir de fevereiro de 2025
A BK Consultoria e Serviços Ltda ficou na primeira colocação e venceu a licitação para assumir os serviços das barcas pelos próximos cinco anos no Rio. O processo foi realizado nesta sexta-feira (22), e a empresa ofereceu um lance de R$ 1.949.389.000,00.
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) afirmou que o próximo passo será a convocação da empresa para enviar a documentação necessária.
'A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) informa que a concorrência eletrônica com o objetivo de contratar empresa especializada para a prestação dos serviços do transporte aquaviário foi realizada nesta sexta-feira (22), conforme anunciado. Duas empresas enviaram propostas. A primeira colocada, BK Consultoria, será convocada para enviar a documentação necessária, que será posteriormente analisada pela comissão de contratação', diz a nota.
O objetivo da Setram é que o serviço de barcas deixe de ser uma concessão e passar para um sistema de prestação direta. A transição tem previsão de três meses de duração, a partir de fevereiro de 2025, quando termina o atual contrato de concessão com a CCR Barcas.
Todas as linhas de barcas serão mantidas, e a grade de horários não será alterada. Pelo menos esses são os primeiros planos da empresa.
Com isso, a CCR Barcas deve deixar de prestar o serviço em fevereiro do ano que vem. A empresa está na concessão desde 2012.
Mudanças
Segundo o Governo do Estado, através da Setram, uma das principais alterações da nova modelagem é que o contrato será por Prestação de Serviço, já praticado em diversos estados brasileiros, como São Paulo e Espírito Santo. Com isso, o Governo do Estado será responsável pela fiscalização, pagamento e definição de investimentos futuros, consistindo em uma execução indireta, o que assegura total controle sobre a prestação do serviço.
A receita da tarifa paga pelo passageiro passará a ser do Governo do Estado e será utilizada para pagamento de parte do valor do contrato. Além disso, o Governo terá liberdade para ajustar a grade horária de viagens e o valor da passagem.
Outra novidade é que o novo operador será remunerado com base na quantidade de milhas náuticas determinadas a partir da grade atual, ao invés da tarifa paga pelo usuário. O valor de cada milha náutica é de R$ 1.446,40.
Está prevista ainda a criação de indicadores de performance mais modernos e controles ambientais. Quanto a novos trajetos, os estudos da UFRJ incluem o trecho Paquetá-Cocotá e a linha social Charitas-Praça XV, cuja operação e valor da tarifa serão definidos junto à Prefeitura de Niterói. Outros trechos poderão ser criados, de acordo com a demanda de passageiros, a viabilidade econômica e a capacidade operacional.
Sobre a BK Consultoria e Serviços Ltda
A BK Consultoria está localizada em Alphaville, São Paulo, e possui uma unidade no Centro do Rio de Janeiro. Em seu site, a empresa se descreve como especializada em fornecer soluções em serviços como BPO, Outsourcing e Recrutamento e Seleção.
Um dos seus destaques é a gestão do sistema de travessias litorâneas e da linha de navegação sob a responsabilidade do Departamento Hidroviário. Entre as empresas mencionadas como parceiras estão a Prefeitura de São Paulo, o Banco do Brasil e a Infraero.
Ela oferece os seus serviços com alto grau de customização, analisando e considerando o planejamento estratégico do cliente, permitindo desta forma que ele possa concentrar o foco com maior agilidade e eficiência.
Além disso, a BK Consultoria conta com mais de 18 anos de atividade no Brasil, mais de 130 clientes em território nacional e mais de 4.000 colaboradores em operação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!