Enel
Sobreviver no calor e sem luz em bairros de Niterói, Maricá e SG
Interrupção já dura dias em algumas localidades
Sobreviver às altas temperaturas dos últimos dias, tem sido ainda mais desafiador para moradores de Niterói, Maricá e São Gonçalo. Isso por conta das constantes interrupções de energia elétrica, que em algumas ruas já dura dias.
Na Avenida Carlos Ermelindo Marins, no bairro de Jurujuba, em Niterói, moradores estão sem luz desde as 18h de terça-feira (21), após um poste pegar fogo no local. De acordo com a doméstica Nilcelene Oliveira, que tentou, sem sucesso, contato com a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de luz na cidade, não há previsão para a retomada da energia.
Estou indo trabalhar cansada, pois passei a noite literalmente em claro... Estamos perdendo os alimentos da geladeira também
Segundo a moradora, devido à falta de luz, a filha de uma vizinha precisou dormir no quintal da casa na noite de ontem, enquanto a mãe ficou na cadeira com a filha e não conseguiu trabalhar nesta manhã devido ao cansaço.
Moradores da Rua Américo Vaz, no bairro São Lourenço, também em Niterói, enfrentam falta de energia elétrica desde a 1h da manhã desta quarta-feira (22). De acordo com a denúncia, os fusíveis de um transformador estão desarmados e a situação permanece sem solução. Em Maricá, no distrito de Itaipuaçu, moradores acordaram sem energia elétrica. Em São Gonçalo, moradores do bairro Itaúna também relatam interrupções.
Protestos
Revoltados com a falta de energia, moradores da Estrada da Garganta, na bairro de Santa Rosa, da Avenida Rui Barbosa (conhecida como Estrada da Cachoeira), em São Francisco, e da Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Pendotiba, realizaram um protesto contra a falta de energia nessas regiões na noite desta terça-feira.
Na Travessa Pinheiral, no bairro Largo da Batalha, em Niterói, por exemplo, onde também houve um protesto, moradores ficaram sem luz desde a madrugada de terça-feira (21) até a madrugada desta quarta-feira (22). "A Enel disse que consertou o poste, mas só maquiou, porque, quando deu 3h30 desta madrugada, a energia faltou novamente e permanecemos sem luz. Isso é desumano.", relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
Ainda de acordo com a moradora, o bairro tem muitas crianças e idosos que estão sofrendo com a falta de energia. "Ontem, ainda havia uma fase, mas hoje todos estão sem luz."
Na noite de ontem, um caminhão da Enel também compareceu à comunidade de Bonsucesso, em Piratininga. No entanto, segundo um morador, a equipe saiu do local sem realizar o serviço por medo. "Estamos sem luz desde as 2h30 e, até agora, nada. Eles pensaram que íamos sequestrar o caminhão, desceram e não voltaram mais", contou.
Somente na manhã desta quarta-feira, o morador registrou seis atendimentos com a concessionária. "Liguei e eles deram o prazo de até 13h."
Vários dias sem luz
Na Rua Professor Miguel Couto, em Icaraí, moradores denunciam que estão há três dias sem luz. "Complicado demais, já são três dias sem luz. Voltou a funcionar uma fase, mas não adianta, meus equipamentos são 220V."
Segundo uma moradora, que também preferiu não ser identificada, ela, que possui um hortifrúti, relatou que funcionários estão passando mal devido ao calor e à falta de energia. Além disso, quatro comércios estão sem eletricidade, o que tem gerado prejuízos.
Na Rua Valéria e na Estrada de Itaúna, em São Gonçalo, há relatos de falta de luz desde o dia 19. Uma moradora informou que, em uma dessas casas, há um idoso acamado, e até o momento não há previsão de solução.
O que diz a Enel
Procurada pelo ENFOCO, a concessionária de energia Enel informou que identificou clientes com mais de 24 horas sem luz, mas a distribuidora enviará técnicos aos locais mencionados para realizar uma avaliação da rede elétrica e realizar os reparos, caso seja necessário.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!