Alerta
Surfista de Niterói alerta sobre risco de morte no Réveillon; vídeo
Dalton Medeiros falou ao ENFOCO sobre ideia de gravação
Com o mar agitado e a virada do ano se aproximando, o surfista Dalton Medeiros, de 23 anos, usou a força das ondas da ressaca na orla do Rio para fazer um alerta direto e sem rodeios a cariocas e turistas que pretendem passar o Réveillon nas praias.
O vídeo foi publicado na última segunda-feira (29), antes mesmo de as autoridades emitirem oficialmente o alerta de ressaca, e rapidamente viralizou. A gravação já ultrapassa 4,3 milhões de visualizações e chamou atenção pela forma clara e dura com que Dalton fala sobre os riscos reais de morte para quem ignora as recomendações de segurança.
"Na virada do dia 31 pro dia 1º de janeiro o mar vai ficar dessa forma. Esse gráfico é da PRaia de Itacoatiara. É uma previsão do site Surf Guru, que mostra o tamanho que as ondas podem chegar. Ou seja, o mar vai ficar gigante irmão. Muita gente vai ficar bêbada, vai querer se jogar no mar, vai querer dar aquele mergulho pra renovar a alma. E se você tentar se aventurar, você vai morrer. Não vou ficar sendo pacífico aqui", enfatizou na gravação.
Morador de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, o criador de conteúdo digital explicou que, ao analisar o gráfico do Surf Guru e a tendência da ressaca, sentiu a necessidade de alertar a população, “visto que os órgãos competentes ainda não avisaram”, naquele momento.
Ao ENFOCO, Dalton contou que não imaginava a proporção que o vídeo tomaria nas redes sociais: "Achei que iria repercutir um pouco, pela galera local, não fazia ideia que fosse tão longe", revelou.
Dois dias depois da publicação, a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), emitiu, nesta quarta-feira (31), um alerta de ressaca para o litoral fluminense.
A partir das 12h desta quarta-feira (31), há previsão de ressaca entre a capital do Rio de Janeiro e o município de Arraial do Cabo, com ondas que podem atingir até 2,5 metros, com direção sudoeste/sul. O aviso permanece válido até 6h da manhã desta quinta-feira (1º).
A medida tem caráter preventivo e busca reforçar a segurança de moradores e turistas, especialmente diante do grande fluxo de pessoas nas praias por causa das festas de Réveillon.
Recomendações
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite entrar no mar, principalmente durante a noite e nos períodos de maré alta. Também é fundamental respeitar rigorosamente a sinalização de segurança, seguir as orientações dos guarda-vidas, não ultrapassar áreas isoladas e manter crianças sob supervisão constante.
Pessoas que tenham consumido bebida alcoólica não devem entrar no mar, e é recomendado manter distância de costões, pedras e áreas com correnteza visível.
O envio do alerta por meio da tecnologia Cell Broadcast permite alcançar rapidamente um grande número de pessoas em áreas potencialmente afetadas, sem necessidade de cadastro prévio, contribuindo para a prevenção de acidentes e salvamentos em situações de risco.
A ressaca aumenta significativamente o risco de afogamentos. Por isso, pedimos que a população colabore, respeite a sinalização, evite o banho de mar e priorize a segurança neste período de Réveillon
Em caso de emergência, a orientação é procurar imediatamente um guarda-vidas ou acionar os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Ezequiel Manhães
Redator
Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



