É o Buffalo!
UFF quer acelerar com carro de corrida feito por alunos; saiba como ajudar
Futuros engenheiros criam vaquinha para concluir protótipo

Cerca de R$ 40 mil e um grande sonho: concluir o protótipo de um carro de corrida estilo kart, modelo a combustão, dentro dos padrões de segurança da Fórmula SAE® (FSAE), e conquistar uma vaga na maior competição universitária de engenharia do mundo. A edição brasileira está prevista para meados de 2026, em Piracicaba (SP).
É por meio de uma rifa solidária que os alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) tentam levantar a quantia, até fevereiro. E o desafio não para por aí: o valor da inscrição na competição, cerca de R$ 6 mil, precisa ser arrecadado até o fim deste ano. Já o carro deve ficar pronto até abril.
O sorteio da rifa, que tem como prêmio uma miniatura de Fórmula 1, acontecerá no dia 16 de novembro. Cada número custa R$ 10, e para participar basta enviar uma mensagem no Instagram @equipe.buffalo.
Criada em 2007, a Equipe Buffalo UFF representa a universidade de Niterói na competição. Com 25 integrantes, o grupo atua em todas as etapas do projeto, do planejamento técnico à construção e testes do veículo.
O carro atual será desmontado nas próximas semanas, após participar do GT Kart, evento organizado pela equipe, marcado para o próximo sábado (8). O evento será aberto ao público e apoiadores. A última apresentação do modelo de 2025 será durante o Drift Rio, entre os dias 15 e 16 de novembro.
Construir um carro de automobilismo do zero exige um investimento alto, e esse é um dos nossos principais desafios. Buscamos constantemente patrocínios e parcerias para tornar o projeto viável e garantir que todas as etapas sejam executadas com qualidade
O carro de 2026 está na fase de projeto.
“Nessa etapa, desenvolvemos e validamos todos os detalhes técnicos antes de partir para a construção prática. Esse ano, vamos trazer várias mudanças em relação ao carro anterior. Uma das principais novidades será o redesenho completo do chassi, o que deve melhorar o desempenho e a segurança do veículo”, revela ao ENFOCO Milena Nogueira, de 20 anos, vice-capitã da equipe.
Desafios

Construir um carro do zero é um processo caro e tecnicamente desafiador. Os custos incluem materiais, ferramentas, testes e transporte.
“A importância do financiamento e patrocínio pro nosso projeto é o cerne do desenvolvimento. Fazemos o carro do 0, desde a fase de projeto, desenho em CAD, até fabricação, solda e montagem. Como fazemos a maioria das peças por conta própria, a parte de investimento é vital para que o projeto aconteça”, explica Ana Clara Antunes Guimarães, 21 anos, responsável pelo sistema de Dinâmica Veicular.
Além da rifa e das ações de arrecadação online, a Buffalo conta com uma equipe comercial dedicada à captação de recursos e parcerias.
“Buscamos ativamente o patrocínio de empresas dos setores automotivo, metalúrgico, e de tecnologia que se identifiquem com o desenvolvimento dos novos talentos da engenharia. Essas colaborações são muito importantes, tanto para o crescimento da equipe quanto para fortalecer a rede de apoio em torno do projeto”, destaca Joanna Colaço, representante comercial e integrante da equipe de marketing.
UFF internacional

Para os estudantes, a Fórmula SAE é muito mais do que uma competição: é uma experiência formadora, que une teoria e prática e projeta o nome da UFF no cenário internacional.
“Representar a UFF em uma competição como a Fórmula SAE é uma honra enorme. Estar entre universidades renomadas do Brasil e do mundo é o resultado de muito esforço, aprendizado e paixão pelo que fazemos. É também uma forma de mostrar o potencial dos estudantes da UFF e contribuir para o avanço da engenharia e da inovação dentro da universidade”, destaca Milena Nogueira, vice-capitã da equipe.
Anna Clara, integrante do sistema de Dinâmica Veicular, explica que a competição, que deve ocorrer entre julho e agosto de 2026, reúne equipes de todo o país.
“Nosso carro passa por uma inspeção técnica e variadas provas, tanto dinâmicas quanto estáticas, que testam o carro e o planejamento dos membros. Somos avaliados por juízes do meio da engenharia, então o projeto precisa ser sempre muito bem validado.”
Divisões de sistemas
A equipe se divide em seis sistemas principais: Administrativo, Dinâmica Veicular, Elétrica, Estrutura, Motor e Transmissão. Essas áreas se organizam em dois grandes eixos: Técnico e Administrativo. É isso o que garante o funcionamento eficiente do projeto e o desenvolvimento de habilidades específicas dos membros.
“Essa divisão é fundamental não apenas para garantir a eficiência do projeto, mas também para o desenvolvimento de habilidades específicas dos integrantes. O contato constante entre os sistemas proporciona uma experiência de engenharia muito mais completa e prática, ao integrar múltiplas disciplinas e incentivar o aprendizado ‘mão na massa’", explica a estudante Ana Clara.
Segurança em primeiro lugar
Na Fórmula SAE®, a Dinâmica Veicular abrange o estudo e a aplicação dos princípios que regem o movimento do carro, desde o projeto até a pista. Isso inclui a análise do comportamento dinâmico do protótipo em provas como Aceleração, Skid Pad e Autocross, além do desenvolvimento de subsistemas essenciais, como suspensão, freios e direção.
“Nosso principal objetivo é otimizar o desempenho, a segurança e a eficiência do veículo. Assim como em todos os outros sistemas, cada decisão e projeto realizados na Dinâmica Veicular são interligados, contribuindo para a construção do resultado final: o nosso carro de competição.”
Como ajudar?
Quem quiser apoiar o projeto pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Agora com CNPJ próprio, a equipe pode receber patrocínios via incentivo à pesquisa, ampliando as possibilidades de apoio.
.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




