Exposição
Veja as praias recomendadas para curtir no Rio e Niterói
Praias estão lotadas nesta sexta-feira (26)

Apesar dos alertas das autoridades ambientais, muitos banhistas têm ignorado as recomendações de balneabilidade e entrado no mar em praias consideradas impróprias para banho neste feriadão de Natal. Em Niterói, o forte calor levou moradores e até turistas estrangeiros a se refrescarem em locais não indicados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na manhã desta sexta-feira (26).
Foi o caso da vendedora Irma de Castro, de 48 anos, que aproveitou o dia de sol intenso para ir à praia de Boa Viagem, mesmo com a sinalização desfavorável. Ela estava acompanhada do esposo e de um casal de amigos vindos da Bélgica, que visitaram a praia pela primeira vez.
“Estamos aproveitando o solzão na praia. Show de bola. Moro em Icaraí, venho aqui de vez em quando. A praia está uma delícia. E esse calor não deixa a gente ficar em casa, né? Vim trazer os gringos para a praia também. Eles vieram da Bélgica, é a primeira vez deles aqui, estamos aproveitando”, contou Irma.
O boletim de balneabilidade divulgado pelo Inea nesta semana, aponta que, no Rio de Janeiro, 19 praias estão recomendadas para banho nas zonas sul, oeste e sudoeste durante o período de 24 a 28 de dezembro. No entanto, praias tradicionais e de fácil acesso seguem recebendo banhistas mesmo quando classificadas como impróprias.
Em Niterói, por exemplo, Boa Viagem, Gragoatá, São Francisco e Charitas não são recomendadas para o mergulho, mas ainda assim registraram movimentação intensa ao longo do dia.
Na praia de Icaraí, onde apenas alguns trechos estão liberados, a situação também gera preocupação. Muitos frequentadores entram no mar sem verificar os pontos específicos permitidos.
“A gente sabe que tem esse aviso, mas com esse calor fica difícil resistir. O mar parece limpo e refrescante. Acabo entrando rapidinho para aliviar”, disse o banhista Renato Damasceno, de 37 anos, que aproveitava a orla de Icaraí.
Veja quais praias estão próprias e impróprias
Segundo o Inea, em Niterói, estão próprias para banho, com exceções pontuais, as praias das Flechas, Icaraí, Jurujuba, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Já Gragoatá, Boa Viagem, São Francisco e Charitas permanecem impróprias.
No Rio, praias como Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari estão liberadas, enquanto Botafogo e Glória seguem interditadas para o banho.
Em Paquetá, apenas Ribeira, Coqueiros e José Bonifácio não são recomendadas.
O Inea reforça que o banho de mar deve ser evitado principalmente nas 24 horas após chuvas, além de áreas próximas a galerias de águas pluviais, canais de drenagem e saídas de rios, onde há maior risco de contaminação.
A exposição à água imprópria pode causar infecções de pele, problemas gastrointestinais, respiratórios e oculares, sobretudo em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Tiago Souza
Repórter
Atuante no jornalismo desde 2014, acumulando experiências em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e portais de notícias. Possui facilidade para escrever em diferentes editorias, com destaque para pautas policiais e factuais no hard news

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!






