Econit
Vídeo flagra briga e agressões durante coleta de lixo em Niterói
Segundo moradores, confusões são frequentes na região
Funcionários que fazem coleta de lixo e pessoas em situação de rua se envolveram em uma briga com agressões e ofensas na noite desta terça-feira (2), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A confusão terminou com lixos espalhados pela via.
Segundo moradores da na Rua Presidente Pedreira, no bairro Ingá, onde aconteceu o episódio, informaram que desentendimentos entre trabalhadores da limpeza e pessoas em situação de rua são recorrentes na região e, normalmente, terminam apenas em ofensas. Porém, desta vez, a situação escalou para agressões físicas.
De acordo com um morador que presenciou a briga, a confusão teria começado quando um homem em situação de rua estava na frente ao caminhão de coleta de lixo. Os funcionários teriam pedido para que ele saísse da frente, usando ameaças e palavras ofensivas.
"Ontem a briga começou porque uma pessoa em situação de rua estava na frente do caminhão do lixo, mas os coletadores começaram a ofendê-lo, ameaçando derrubar o carrinho e as sacolas dele", explicou o morador, que preferiu não se identificar.
Ainda segundo ele, um dos coletores teria ameaçado quebrar uma vassoura sobre homem.
A situação se agravou quando o homem em situação de rua reagiu às agressões usando uma espécie de pedaço de madeira e avançou contra o funcionário. O conflito se intensificou com a chegada de outros homens dando início a uma confusão generalizada.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver as agressões ocorrendo de ambos os lados, enquanto moradores de prédios próximos à rua gritavam pedindo socorro ou para que as agressões cessassem.
Lixo na rua
Em razão da briga, o lixo ficou espalhado pela rua. De acordo com testemunhas, os funcionários da coleta não concluíram as atividades, e algumas pessoas em situação de rua foram responsáveis por recolher os resíduos.
"Quem fez a coleta foram os próprios cidadãos de rua depois, mas ainda há algumas coisas no chão, se não me engano de vassoura. vi hoje cedo assim que sai para trabalhar", explicou o morador.
Procurada, a Prefeitura de Niterói, através da Companhia de Limpeza Urbana (Clin) informou que durante a execução do serviço de limpeza urbana nesta madrugada, a equipe encontrou dificuldades para realizar o trabalho. Os funcionários solicitaram a colaboração para a continuidade da atividade, momento em que houve um desentendimento. Mas que a via em questão já foi totalmente limpa e desobstruída.
Nesta quarta-feira (3), a Clin oficiou a Econit, empresa responsável pela coleta de lixo no local, para que sejam explicadas as motivações do desentendimento. Caso seja constatado algum desvio na conduta dos funcionários, as medidas cabíveis serão adotadas.
A Clin reforçou ainda que não compactua com qualquer forma de violência. Seus colaboradores seguem protocolos de abordagem pacífica e passam por capacitações contínuas voltadas ao atendimento humanizado e à prevenção de conflitos.
Asssistência Social
Com relação ao atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de rua no município, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (Smases) esclareceu que vem intensificando as ações de zeladoria nas diversas regiões da cidade, cobrindo os três turnos (manhã, tarde e noite). Segundo a pasta, as ações de zeladoria são diárias e contam com uma equipe multidisciplinar composta por um conjunto de órgãos da prefeitura.
Por fim a secretaria informou que trabalha para devolver a dignidade das pessoas em situação de rua em Niterói e contribuir com a recuperação de dependentes de drogas e que desde 2019, o número de vagas ofertadas nas unidades de acolhimento aumentou mais de 300%. A equipe de abordagem também foi ampliada. A Prefeitura de Niterói conta, atualmente, com 90% de ocupação nas mais de 350 vagas em abrigos na cidade.
Durante a abordagem social e zeladoria, os agentes oferecem serviços socioassistenciais, como atendimentos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps); odontológicos; e de equipes de redução de danos, com trabalho junto a usuários de álcool, crack e outras drogas. O trabalho social também oferece encaminhamento para cursos e outras oportunidades de apoio social, como o recambiamento.
Para aqueles com problemas de alcoolismo, crack e outras drogas, os agentes oferecem serviços socioassistenciais, como atendimentos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de equipes de redução de danos. As ações acontecem rotineiramente. As equipes do Consultório de Rua atuam nas quartas-feiras, nos turnos da tarde e noite. As atividades de Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos incluem: consultas médicas e de enfermagem, atendimentos psicológicos, odontológicos, procedimentos técnicos e atendimentos socioassistenciais. As ações territoriais de Redução de Danos ocorrem toda quinta-feira à tarde e toda quarta-feira à noite.
Programa Recomeço
No dia 26 de agosto, a Prefeitura de Niterói lançou o programa o Recomeço, voltado para o enfrentamento da situação de rua no município. O programa tem como objetivo oferecer reinserção social e reconstrução de vidas por meio da articulação de políticas públicas.
Dentro do programa, foi inaugurado um Centro Integrado Multidisciplinar, localizado na região central da cidade, que oferece serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e geração de renda para a população em situação de rua. O espaço tem funcionamento diário (inclusive finais de semana) das 7h às 19h.
O programa está estruturado em seis eixos estratégicos e também prevê ações emergenciais para garantir proteção imediata e suporte contínuo para as pessoas em situação de rua.
O Recomeço faz parte da Política Municipal de Acolhimento Humanizado e Assistência Integral a Pessoas em Uso Abusivo de Álcool e/ou Outras Drogas e/ou com Transtornos Mentais, sancionada em abril deste ano. A nova legislação estabelece diretrizes para a assistência à população em situação de rua, com o objetivo de consolidar uma abordagem mais digna, eficaz e centrada nos direitos humanos.

Tayná Ferreira
Repórter
Apaixonada pela comunicação e amante da Língua Brasileira de Sinais (Libras), também adora fotografia, boas conversas e filmes

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



