Turistando
Pinguim é flagrado em praia de Niterói e surpreende alunos
Animal estava se alimentando de cardumes
Um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi avistado na manhã desta quarta-feira (9) aproveitando o inverno e as águas frias da Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.
O flagrante, enviado ao ENFOCO, foi feito por alunos durante uma aula de remo havaiano, quando perceberam a presença do animal no mar.
Segundo o professor da Escola Manahau Va’a, Ferreira, o pinguim foi visto por volta das 7h. Mesmo com a movimentação de duas canoas e 12 alunos no local, o animal não demonstrou incômodo e permaneceu na área, aparentemente se alimentando.
"Ele estava se alimentando, atrás de pequenos cardumes", relatou o professor.
A presença de pinguins-de-Magalhães no litoral sudeste do Brasil é comum durante o inverno, especialmente entre os meses de maio e agosto, quando esses animais migram da Patagônia para a costa do Rio de Janeiro em busca de alimentos e águas mais amenas.
Entre maio e junho do ano passado, por exemplo, o número de resgates de pinguins no estado do Rio de Janeiro aumentou em 300%, segundo dados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
Apesar de parecerem dóceis, especialistas alertam que os pinguins não devem ser tratados como animais de estimação. A recomendação é manter distância, evitar qualquer contato físico e garantir a segurança e o bem-estar do animal.
Outro caso
No dia 29 de junho, outro pinguim também foi flagrado nadando nas águas da Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o animal cercado por banhistas curiosos e encantados com a inesperada presença do visitante marinho.
Não há confirmação se o pinguim visto nesta quarta-feira é o mesmo da Praia do Arpoador.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!