Sem noção
Banhista agarra pinguim e causa revolta em praia de Niterói
Caso aconteceu nesta sexta-feira (18), na Região Oceânica
Um banhista foi flagrado agarrando um pinguim na Praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, na tarde desta sexta-feira (18). Segundo relatos, quatro pinguins estavam no mar quando dois deles se aproximaram da faixa de areia para descansar. Foi nesse momento que o homem segurou um dos animais.
No vídeo, pessoas pedem para que ele solte o pinguim e se mostram indignadas com a cena. Nas redes sociais, a revolta também foi a mesma.
"Covardia, irresponsabilidade e sem noção! Cadê a multa?", escreveu um seguidor. "Quem é o ANIMAL mesmo?", publicou outro.
"Tem que identificar e multar essa pessoa, não pode deixar impune! Não se deve maltratar pinguins encontrados na praia. Ao encontrar um pinguim, é importante não tocá-lo, manter distância para evitar estresse ou ferimentos. Seguindo essas orientações, você estará ajudando a preservar a vida desses animais e contribuindo para a conservação da vida marinha", comentou Eliane Lima.
Segundo órgãos oficiais, não se deve agarrar pinguins pelas mãos. O contato direto pode causar estresse e ferimentos no animal, além de reações como mordidas ou bicadas. Em casos assim, a orientação é acionar equipes de resgate especializadas.
O que fazer ao encontrar um pinguim na praia?
- Acione o Instituto BW pelo número 0800 991 4800;
- Não toque no animal e mantenha distância;
- Isole a área e evite a aproximação de pessoas e animais;
- Não devolva o pinguim ao mar;
- Não coloque o animal em contato com gelo ou caixas térmicas;
- Se possível, mantenha-o à sombra até a chegada dos especialistas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!