Decisão

Novela envolvendo clube em São Gonçalo ganha novo capítulo

Veto do governador Cláudio Castro foi derrubado na Alerj

Decisão aconteceu nesta terça-feira (28), após derrubada do veto do governador Cláudio Castro (PL) pelo plenário da Alerj
Decisão aconteceu nesta terça-feira (28), após derrubada do veto do governador Cláudio Castro (PL) pelo plenário da Alerj |  Foto: Arquivo/Enfoco
  

O clube Tamoio em São Gonçalo será tombado como patrimônio cultural do estado. A decisão aconteceu nesta terça-feira (28), após derrubada do veto do governador Cláudio Castro (PL) pelo plenário da Alerj. 

Em abril, a Justiça do Rio decidiu, em liminar, suspender a demolição da sede principal do clube gonçalense. O espaço foi tombado pela prefeitura, mas uma lei aprovada pelos vereadores revogou a decisão. O destombamento foi vetado pelo prefeito Capitão Nelson (PL). 

O magistrado que deu o parecer a favor do clube diz que o imóvel precisa ser preservado. E, caso a ordem seja descumprida, é passível de pena. O centenário Tamoio é um dos principais clubes do município. A novela acontece há algum tempo e as decisões se dividem entre os poderes estadual e municipal. 

Aprovado em março e depois vetado pelo governador, o projeto retornou à Casa Legislativa que derrubou o veto nesta terça (28). A iniciativa é da deputada estadual Zeidan (PT) e visa a preservar o patrimônio do centenário clube. 

"É uma vitória do nosso mandato e dos parlamentares fluminenses que entenderam a importância de manter a tradição de um clube tão importante como o Tamoio, mas a vitória maior é da população gonçalense que terá preservada parte de sua história. O Tamoio foi palco da abertura de inúmeros carnavais do nosso estado, com desfiles luxuosos de fantasias. A preservação dessa cultura precisa ser mantida. Fico feliz por ter trazido essa discussão", defendeu Zeidan.

O Clube era tombado em âmbito municipal e teve seu destombamento aprovado pelos vereadores de São Gonçalo, após ter parte de suas instalações vendidas num leilão para arcar com uma dívida trabalhista. No entanto, o espaço segue um imbróglio judicial que não permite que sejam alteradas ou até mesmo derrubadas como sinalizaram que seria possível com o destombamento municipal.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça, o descumprimento da liminar configura crime de desobediência e ato atentatório, podendo acarretar multa de R$ 50 mil por ato praticado em desconformidade com a decisão e com a decisão legislativa fica agora inviável qualquer mudança nas dependências do Tamoio.

< Não há comprovação de que Benny Briolly foi ameaçada por deputado Estimulante sexual anunciado por ex-sem-teto tem vendas suspensas <