Logo Enfoco


    Cidades

    Novembro Negro em Niterói: veja a programação de eventos culturais

    Publicado 03/11/2021 às 20:30 | Atualizado em 04/11/2021 às 9:11 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Novembro Negro em Niterói: veja a programação de eventos culturais
    Eventos começaram nesta quarta-feira. Foto: Douglas Macedo / ASCOM Niterói

    A Prefeitura de Niterói vai promover, ao longo do mês, atividades em comemoração ao Novembro Negro. A ação tem como objetivo ressaltar as lutas da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais.

    Nesta quarta-feira (3), houve a abertura com palestras e atividades culturais, no auditório da Fundação do Caminho Niemeyer e no Solar do Jambeiro. Segundo a Prefeitura, diversas secretarias estão envolvidas, assim como os movimentos sociais de lutas da cidade.

    A subsecretária de Igualdade Racial da Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir), Gloria Anselmo, reforça a importância de ações como esta.

    “Enquanto gestora municipal das Políticas de Igualdade Racial, me sinto honrada por fazer parte dessa construção. Será um novembro potente, com muitas atividades promovidas pelos movimentos sociais, pelo governo e pelo povo preto dessa cidade”.

    Gloria Anselmo, subsecretária da Supir.

    Depois da abertura, houve uma roda de Jongo Congola promovido pela Ceabir (Centro de Estudos Afro-Brasileiro) e uma palestra com a professora Flávia Rios da Universidade Federal Fluminense (UFF) que abordou o “Políticas Públicas de Igualdade Racial: histórico e perspectivas”.

    O evento contou com a participação de diversos movimentos sociais da cidade e a presença de parceiros da prefeitura. Na parte da tarde as atividades prosseguiram com integrantes da sociedade civil, no Solar do Jambeiro, no Ingá.

    Programação:

    • 18/11 – 14h - Mesa Redonda: "Zumbi vive: do passado até os dias atuais".

    Mesa 1: Políticas Públicas e saúde da população negra (CMS/CTSPN/SUPIR) - Palestra de profissionais da área da Saúde.

    Mesa 2: A história da discriminação racial no Brasil: anos depois, o que mudou? - Palestra do Negrogum

    Atividade cultural: Apresentação do Jongo Congola (Ceabir)

    Local: Auditório da OAB - Niterói

    • 19 E 20/11 – 16h (confirmar) - Lançamento do Selo “Sua Cor Tem Valor” - Selo a ser oferecido às escolas que estão trabalhando a Lei 10.639/03 e do Decreto de Convocação da V Conferência Municipal de Igualdade Racial.

    Local: Gabinete

    • 23/11 – A partir das 9h30 - Novembro Azul + Novembro Negro – Live “Pensando a saúde masculina com atenção e afetividade: câncer para além do gênero” com transmissão on-line, em canal divulgado posteriormente pela Prefeitura.

    Palestrantes: Dr. Rodrigo Moura Araújo (oncologista - HUAP) - Câncer de próstata (atenção, prevenção e cuidados) e Dra. Thereza Cypreste (Mastologista - ADAMA) - Câncer de mama masculino (prevenção, autoexame e cuidados). Mediação: Sr. Joaquim Jorge (representante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra).

    • 29/11 – 14h - Formatura unificada dos cursos vinculados ao Projeto Potência Negra.

    Local: Auditório da Fundação Oscar Niemeyer

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Novo pedido de vacinação em crianças ainda não foi recebido pela Anvisa

    Próximo artigo
    >

    Datena troca PSL pelo PSD e mira no Senado em 2022

    Relacionados em Cidades