Cidades
Orla do Rio vai ficar mais colorida neste mês de junho
Os 24 postos de salvamento localizados em toda a orla na da Zona Sul do Rio vão ganhar um colorido todo especial a partir do próximo mês. Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), painéis serão instalados pela Riotur com mensagens de respeito, igualdade e palavras positivas. A ideia é integrar a cidade na diversidade e se libertar de preconceitos. Apesar da data oficial ser o dia 28, a ação acontecerá durante todo o mês de junho.
Os cariocas poderão visualizar palavras, como: afeto, amor, carinho, orgulho, igualdade entre outras. Todos os murais serão pintados de acordo com as cores do arco-íris. As palavras terão traduções em seis idiomas diferentes em cada mural. A Riotur pretende lançar de maneira oficial a iniciativa nos próximos dias.
Passeando pela orla, a aposentada Maria Inês Romano, de 69 anos, é uma das cariocas que apoia a iniciativa. Para ela, são valores universais e que passam a ideia de acolhimento em um momento difícil como a pandemia.
"Estamos no meio de uma pandemia e todo projeto que nos cause bem-estar é bem-vindo. Somos, por natureza, uma cidade acolhedora e passar isso é muito bom, principalmente nesse momento complicado que estamos vivendo"
A mesma opinião foi do engenheiro Breno Camacho, 45 anos. Segundo ele, a cidade inspira novos ares e a iniciativa ajuda e disseminar coisas boas.
"Temos voltar a abraçar o mundo e as pessoas, sejam elas quem forem. Acho uma iniciativa que tem a cara e a identidade do Rio. Diversa e cultural"
Já para a médica veterinária, Carla Moraes, de 49 anos, apesar não enxergar grandes problemas, o custo empregado poderia ajudar a melhorar outras frentes, como por exemplo, a vacina.
"Não sei se é valida [a iniciativa]. Temos inúmeros problemas e, tudo bem fazer uma homenagem, poderia não ser neste sentido"
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!