Clima
Prepare-se! Previsão de calor e muita chuva em dezembro
A previsão é de chuva acima da média

A primeira semana de dezembro começa marcada por instabilidade e variações no tempo no Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão desta segunda-feira (1º) é de pancadas de chuva isoladas durante a noite, enquanto a tarde e o começo da noite serão influenciados por ventos moderados.
Na terça-feira (2), a condição se intensifica, há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem variar de moderadas a fortes. A quarta-feira (3) segue com o padrão de instabilidade, apresentando pancadas de chuva isoladas principalmente durante a madrugada e novamente no final da tarde.
A quinta-feira (4) deve começar com chuva fraca a moderada na madrugada, dando lugar a precipitações fracas e isoladas ao longo do dia, sempre com ventos moderados. Já na sexta-feira (5) será um pouco mais amena, com predomínio de céu nublado a parcialmente nublado.
As projeções climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para este mês de dezembro mostram um cenário de grande variabilidade nas chuvas ao longo do território brasileiro.
Na Região Norte, o INMET aponta para volumes de chuva até 50 mm acima da média histórica em áreas do Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá. Nestes dois últimos estados, especialmente em regiões específicas, os acumulados podem superar em até 150 mm o esperado para o período. Em contrapartida, quase todo o Acre, o oeste do Amazonas e o centro-sul do Pará devem registrar chuvas abaixo da média, enquanto o restante do Norte deve ficar dentro do padrão climatológico.
No Nordeste, dezembro deve ser mais chuvoso do que o habitual especialmente na Bahia e no Piauí, onde a previsão é de volumes acima da média. A maior parte da região, porém, deve registrar índices próximos ao esperado, com exceção de áreas isoladas no norte do Maranhão, onde a chuva tende a ficar abaixo da média histórica.
A Região Centro-Oeste também terá destaque, com volumes acima da média previstos para praticamente todo o estado de Goiás, parte do Mato Grosso e o leste do Mato Grosso do Sul. Entretanto, a chuva deve ser mais escassa no centro do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul.
No Sudeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo tendem a registrar chuvas acima da média para dezembro. Apenas o Espírito Santo deve apresentar volumes próximos ao esperado historicamente.
Já a Região Sul segue um comportamento oposto às demais áreas do país: o INMET prevê acumulados abaixo da média histórica em praticamente toda a região. O Rio Grande do Sul terá os déficits mais significativos, podendo registrar até 75 mm a menos que o normal no oeste. Santa Catarina e o oeste do Paraná também devem receber menos chuva do que o usual.

Tiago Souza
Repórter
Atuante no jornalismo desde 2014, acumulando experiências em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e portais de notícias. Possui facilidade para escrever em diferentes editorias, com destaque para pautas policiais e factuais no hard news

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



