Carnaval
Cidade do Samba 2 será entregue para Série Ouro até 2027
Complexo terá 14 galpões e área de eventos ao lado da Leopoldina

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta terça-feira (21) que as escolas de samba da Série Ouro terão acesso aos barracões da Fábrica do Samba, conhecida como Cidade do Samba 2, até o Carnaval de 2027. O complexo contará com 14 galpões e uma área de convivência e eventos, em um terreno ao lado da histórica Estação da Leopoldina, cujas obras foram retomadas recentemente.
A iniciativa busca atender a uma demanda antiga das agremiações do segundo grupo da Sapucaí, que enfrentam condições precárias em seus espaços atuais.
“Boa parte dessas escolas estão em galpões degradados, muitos ameaçados de despejo. Desde o início, cuidamos para garantir todas as condições de segurança”, afirmou Paes durante visita ao local, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
A prefeitura obteve a cessão do terreno, de propriedade da União, em 2024, com o objetivo de revitalizar a estação ferroviária e viabilizar empreendimentos habitacionais. A Cidade do Samba 2 terá estrutura semelhante, embora menor, à Cidade do Samba da Gamboa, utilizada pelas escolas do Grupo Especial. As obras têm custo estimado de R$ 156 milhões e começaram em 12 de setembro.
Infraestrutura
Segundo o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos, cada galpão terá cerca de 1,6 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos, com espaço para confecção de alegorias, fantasias e adereços, além de vestiários, sanitários, refeitórios e sistema de combate a incêndio.
“Estamos construindo rapidamente com estruturas metálicas. Parte dos barracões já poderá ser entregue no próximo ano, enquanto a urbanização completa ficará para o final”, explicou.

O térreo servirá como garagem para os carros alegóricos, o primeiro pavimento receberá refeitórios, e o segundo será destinado à confecção de fantasias e adereços. A cobertura terá domus de iluminação e ventilação para melhorar a circulação de ar.
Homenagem
A Fábrica do Samba homenageia Rosa Magalhães, carnavalesca que morreu em julho deste ano e que conquistou sete títulos no Carnaval do Rio, além de ter atuado como diretora artística da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




