Cidades

Profissionais da educação do Rio recebem 2ª dose da vacina contra Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Profissionais da educação do Rio recebem 2ª dose da vacina contra Covid-19
|  Foto: foto: marcelo tavares
Profissionais começaram a receber 2ª dose nesta quarta (1º). Foto: marcelo tavares

A Prefeitura do Rio iniciou nesta quarta-feira (1°) a aplicação da segunda da dose da vacina de Covid-19 em profissionais da educação das redes pública e privada. Apesar disso, o Executivo anunciou a suspensão da 1ª dose em adolescentes por falta de imunizantes.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, e o de Educação, Renan Ferreirinha, acompanharam o início da imunização na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, na Região Central do Rio. Ferreirinha destacou que o Rio de Janeiro passa por um momento histórico ao terminar a imunização dos profissionais de educação.

"A educação precisa ser prioridade e assim o Rio vem seguindo desde o começo. Lembrando que profissionais da educação incluem todos que trabalham, entres eles merendeiras, o pessoal da limpeza, professores, diretores e outros. Todos precisam se vacinar para que a gente consiga dar mais um passo em combate à pandemia. O fato de tomar a segunda dose, não quer dizer que devemos relaxar, mas nos traz alívio e esperança de dias melhores também na educação", explicou.

A professora da Educação Infantil do município do Rio, Carolina Maria Sales, falou da alegria de estar imunizada completamente.

"É uma satisfação muito grande ter a oportunidade de tomar a segunda dose. Eu vim de preto em homenagem a uma amiga que perdi para a Covid-19. Ela infelizmente não teve a chance de se vacinar. Estou muito feliz em dar mais esse passo, sem esquecer de continuar os cuidados para superar essa pandemia", afirmou.

Suspensão da 1ª dose em adolescentes

Apesar da suspensão da 1ª dose para os adolescentes, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, disse que a expectativa é vacinar cerca de 90 mil pessoas com a segunda dose. Segundo ele, são cerca de 60 mil professores e 30 mil da população em geral só nesta quarta.

"Infelizmente, tivemos que interromper a vacinação para o público de 15 anos. Esperamos a chegada de mais doses para continuar com esse calendário. Sabemos que o Ministério da Saúde tem cerca de 16 milhões de doses para serem distribuídas, então vamos aguardar", afirmou.

Soranz pontuou ainda o início da vacinação com a dose de reforço em idosos acima de 60 anos em institutos de longa permanência que também começa nesta quarta (1°).

"A terceira dose já estava prevista há mais de dois meses pela prefeitura, que já havia sinalizado sobre a necessidade. E já estávamos insistindo com o Ministério da Saúde para que vacine todos acima de 60 anos com a dose de reforço. Além disso, também informamos a questão para a Secretaria de Estado de Saúde. Esse é um grupo que tem a dificuldade maior de produzir uma resposta imune. Então é muito importante essa vacinação. Nossa expectativa é vacinar oito mil pessoas ao longo dos próximos 10 dias", afirmou.

Variante Delta

O secretário de Saúde atentou sobre a circulação da variante Delta no estado.

"A Delta já domina no Rio. Porém, felizmente, desde o fim de semana temos a diminuição da solicitação de novas vagas para hospitais de internação", garantiu.

Soranz disse ainda que a pasta tem a expectativa de não cancelar a aplicação de segunda dose.

"Temos segunda dose em estoque para aplicação até o final da semana, mas precisamos receber novas doses", afirmou.

< Equipes niteroienses de wrestling se preparam visando o ranking nacional Justiça nega pedido de defesa de Flordelis para afastar juíza <