Cidades

RBR Solar surge em Niterói como solução para quem quer fugir do preço alto na conta de luz

Imagem ilustrativa da imagem RBR Solar surge em Niterói como solução para quem quer fugir do preço alto na conta de luz
A chegada do empreendimento em Niterói surge como alternativa para a geração de energia limpa e sustentável. Foto: Lucas Benevides

A disparada de valores na conta de luz — consequência da crise hídrica e energética no país — está exigindo do brasileiro refletir e migrar para outras formas de gerar energia a custo mais baixo. A energia solar ressurge entre as principais opções, isso por conta da economia de até 95% do valor final. É o que a RBR Solar, um empreendimento totalmente voltado para empresas e residências, se propõe a fazer. A loja, voltada para energia solar será inaugurada na noite desta sexta-feira (8), em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

Como funciona

A luz solar é convertida em energia e consumida de acordo com a necessidade do local. O excedente é injetado na rede da concessionária, gerando créditos. Na parte da noite, com a ausência do sol, os créditos excedentes gerados ao longo do dia são consumidos.

“É importante ressaltar que o sistema solar gera energia também em dias nublados ou chuvosos, mesmo que em quantidades menores. Fonte inesgotável de energia, o sistema é capaz de gerar e economizar até 95% do valor final da conta de luz. Hoje em dia, o futuro torna-se incerto quando pensamos no meio ambiente. E em meio de tamanha dúvida, foi criada a RBR Solar, empresa que visa garantia e economia na sua própria energia elétrica"

Carolina Maia, sócia do RBR Solar

Crise

Um novo alerta foi emitido recentemente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a grave escassez de água nos reservatórios de hidrelétricas brasileiras.

Segundo a entidade responsável pela operação da matriz elétrica do Brasil, a falta de chuvas poderá levar o país ao seu limite já em novembro, prejudicando a geração de energia elétrica.

A situação crítica reforça o papel estratégico da energia solar como parte da solução para diversificar e fortalecer o suprimento de eletricidade no Brasil, fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional.

A avaliação é do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk.

Segundo o dirigente, é mais barato para o governo incentivar a energia solar, seja das grandes usinas contratadas em leilão ou pela geração própria em telhados e pequenos terrenos, do que pedir para a população economizar energia.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”

Para Carolina Maia, da RBR Solar, a energia solar vem conquistando, a cada dia, um lugar mais alto no ranking da matriz energética mundial, no qual o Brasil passou a ocupar o 14º lugar no top 15 do ranking elaborado pela Agência Internacional para Energia Renovável (Irena).

RBR

RBR Solar

A chegada do empreendimento em Niterói surge como alternativa para a geração de energia limpa e sustentável: desde o prospecto do projeto, condições especiais de financiamento, fornecimento, instalação, até a homologação dos equipamentos.

O secretário municipal do Clima de Niterói, Luciano Paez, opina que a maior parte da geração de energia, hoje, no Brasil, ainda é produzida por hidrelétricas. Ele concorda ser necessário repensar maneiras de geração de energia.

"Com a crise hídrica que estamos vivendo, os preços dispararam. É fundamental repersarmos formas mais eficientes e renováveis para geração de energia, principalmente a solar, que gera um impacto atmosférico zero e consequentemente mitiga gases de efeito estufa"

Condições

O Brasil possui cerca de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados pelos próprios consumidores. Somados, os sistemas fotovoltaicos representam mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo e maior da América Latina.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) disse ao Enfoco que a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 300 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

A inauguração da RBR solar acontece nesta sexta, às 19h, na Estrada Francisco Cruz Nunes, 7288 – Loja 109, no Shopping Cancun Center, Piratininga, em Niterói.

< Sem vacina, astro da NBA fica inelegível e perde mais de R$ 2 milhões Perseguição e tiro na BR-101 termina com prisão em Itaboraí <