Logo Enfoco


    Contaminação

    Além de Niterói, Região dos Lagos investiga intoxicação por metanol

    No total, houve 225 casos suspeitos em todo o Brasil

    Publicado 06/10/2025 às 9:30 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
    Caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro |  Foto: Divulgação/Agência Brasil

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) investiga um novo caso suspeito de intoxicação por metanol, desta vez registrado em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A ocorrência surge após a notificação anterior de uma possível vítima em Niterói. Ambos os casos ainda passam por análises laboratoriais para confirmar ou descartar a contaminação por bebidas adulteradas.

    Segundo a SES, a Sala de Situação, criada na última sexta-feira (3), segue em funcionamento para acompanhar o surgimento de novos casos e oferecer apoio técnico aos municípios. A secretaria também publicou uma nota técnica com orientações para profissionais de saúde sobre como identificar e tratar pacientes com sintomas relacionados à ingestão de metanol.

    O alerta direcionado às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanece em vigor, reforçando a necessidade de detalhar os quadros clínicos de pacientes que apresentem sinais compatíveis com intoxicação.

    No Brasil, já foram registrados 225 casos suspeitos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 16 já foram confirmados e 209 ainda estão em investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações: são 192, sendo 14 confirmadas e 178 em análise. Outros 13 estados também relataram suspeitas, entre eles o Rio de Janeiro. Bahia e Espírito Santo, por sua vez, descartaram os casos levantados inicialmente.

    Até o momento, 15 mortes no país podem estar associadas à ingestão de metanol. Duas delas já foram confirmadas em São Paulo, enquanto outras 13 seguem sob investigação em diferentes estados, incluindo Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.

    O que é o metanol?

    O metanol é um tipo de álcool industrial utilizado como solvente e em combustíveis, sendo extremamente tóxico para o consumo humano. A ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode causar envenenamento grave, com risco de cegueira e morte.

    A recomendação das autoridades é que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e denuncie pontos suspeitos de comercialização. Casos como esse devem ser informados imediatamente às autoridades de saúde para que sejam feitas as devidas investigações.

    A população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Niterói ou acionar o Disque Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177 para relatar estabelecimentos que possam estar comercializando bebidas adulteradas.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ladrão invade loja e se esconde em piscina de bolinhas em Niterói

    Relacionados em Região dos Lagos