Cidades

Ressaca e possibilidade de rajadas de vento nesta sexta em Niterói

https://youtu.be/0G0JSAdLg7g
Durante o período de ressaca a Defesa Civil alerta para que banho de mar e esportes na praia sejam evitados. Foto: Enfoco

A Marinha do Brasil estendeu o aviso de ressaca para as faixas litorâneas do Rio de Janeiro, devido a possibilidade de ondas entre 2,5 e 3,5 metros de altura até a noite desta sexta-feira (24). A Defesa Civil de Niterói também emitiu um alerta para a previsão de ventos moderados, com possibilidade de rajadas fortes ocasionais para tarde e noite desta sexta-feira (24).

De acordo com o meteorologista, Wanderson Luiz Silva, o que ocasiona esse vento constante e mais forte na direção sudeste no estado é a posição de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, que está associado à frente fria que passou pelo Rio de Janeiro e favorece um escoamento. Ainda segundo o meteorologista, é esse vento contínuo sobre o oceano que provoca a agitação marítima, resultando em ressaca.

Durante o período de ressaca a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros dão as seguintes orientações: evitar o banho de mar e esportes na praia; não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar; evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas; os pescadores devem evitar navegar; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente e acionar, imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência os niteroienses podem ligar para os números: 199 ou 2620-0199.

Previsão do tempo

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói não há previsão de chuvas para esta quinta-feira (23) e o dia deve permanecer com céu nublado e temperatura na casa dos 19°C, com ventos de intensidade fraca.

Para este fim de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) há possibilidade de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No sábado (25) a temperatura mínima é de 18ºC e máxima de 30ºC, enquanto no domingo (26) a mínima será de 20ºC e máxima de 28ºC. Os eventos devem enfraquecer a partir deste sábado (25).

< Botafogo visita CSA para aproveitar tropeço dos líderes na Série B Perseguição, tiros e prisões às margens da RJ-104 <