Cidades

Rio terá terceira dose de vacina para idosos em setembro

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.
Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos. |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Reforço será com imunizantes da Pfizer e AstraZeneca, diz secretaria. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cidade do Rio aplicará a terceira dose de vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de setembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (23) pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A aplicação da terceira dose foi detalhada, em nota, pela assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Em reunião na manhã desta segunda-feira, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 aprovou e recomendou a aplicação da dose de reforço (DR) nos idosos (60 anos ou mais). O calendário de vacinação da DR será elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde dentro de alguns dias.

A previsão é de que a dose de reforço seja aplicada entre setembro e novembro, de forma escalonada para idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, iniciando pelos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), como asilos”, diz a nota da secretaria.

Segundo a SMS, ficou estabelecido que, independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses, para a terceira dose serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Estudos científicos em vários países constataram que idosos têm, de forma geral, o sistema imune menos efetivo do que pessoas mais jovens, o que justificaria mais uma dose de reforço contra o coronavírus.

Agência Brasil

< Governo recebe mais de 4 milhões de doses da Coronavac nesta segunda Briga após acusação de assédio em ônibus de Niterói <