Logo Enfoco


    Festividade

    Árvore de Natal flutuante é inaugurada no Rio

    Cariocas e turistas acompanharam o momento

    Publicado 30/11/2025 às 21:09 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    A noite deste domingo (30) ganhou clima natalino quando a Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, se transformou em ponto de encontro para quem queria ver de perto a nova árvore de Natal flutuante da cidade.

    O monumento de 80 metros (altura equivalente a um prédio de 30 andares) virou atração assim que suas luzes foram acesas, chamando a atenção de famílias que espalharam cangas e cadeiras pela areia para acompanhar o espetáculo.

    O início da programação ficou por conta do Coral da Marinha do Brasil, às 17h30, aquecendo o público que já tomava o entorno da orla. Mais tarde, às 19h, a Orquestra de Natal entrou em cena ao lado de Pretinho da Serrinha, Belo e Rachell Luz. O trio embalou o cair da noite com repertório festivo, enquanto crianças tentavam adivinhar quantos LEDs iluminavam a estrutura. A resposta oficial: mais de dois milhões.

    O público também foi surpreendido por uma queima de fogos que riscou o céu da enseada e arrancou gritos e aplausos. Na areia, o movimento era dividido entre quem encarava as filas de comidas e quem disputava o melhor ângulo para fotos do novo cartão-postal. Havia desde food trucks e restaurantes tradicionais até as clássicas carrocinhas de pipoca e açaí.

    Batizado de “Natal do Rio”, o evento foi concebido pelo cenógrafo Abel Gomes, que desenhou a árvore inspirado em elementos da mata, dos mares e das estrelas.

    Antes da estreia, ele destacou a dimensão da estrutura, apoiada sobre uma balsa de mil toneladas, um peso total equivalente a cerca de 1.800 carros populares. Construída no Rio e montada no Estaleiro Mauá, em Niterói, a árvore cruzou a Baía de Guanabara antes de ancorar na Enseada.

    O monumento ficará iluminado diariamente, das 19h à meia-noite, até 6 de janeiro, com visitação gratuita.

    Tags

    André Silva

    André Silva

    Repórter

    Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Niterói inaugura mais uma plataforma de digital de cursos

    Relacionados em Rio