Logo Enfoco


    Turismo

    Barcas vão oferecer passeio turístico por cartões-postais do Rio e Niterói

    Trajeto ficará disponível sempre no primeiro domingo de cada mês

    Publicado 23/10/2025 às 17:21 | Atualizado em 23/10/2025 às 17:31 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Passeio percorrerá pontos turísticos do Rio e Niterói
    Passeio percorrerá pontos turísticos do Rio e Niterói |  Foto: Arquivo / Pedro Conforte

    Em celebração aos 190 anos do transporte aquaviário no Rio de Janeiro, lembrado nesta nesta quinta-feira (23), o Governo do Estado lança um novo passeio turístico pela Baía de Guanabara. A atração, aberta ao público a partir de 2 de novembro, acontecerá sempre no primeiro domingo de cada mês.

    Com cerca de duas horas de duração, o passeio sairá e retornará à Praça XV, no Centro do Rio, passando por pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

    Os ingressos custarão R$ 169, com meia-entrada para estudantes e moradores do Rio. Idosos terão gratuidade.

    Idealizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio, a cerimônia de lançamento, realizada nesta quinta, contou com a presença da primeira-dama Analine Castro e reuniu diversos serviços voltados às mulheres no entorno da estação Praça XV, no Centro do Rio. A ação também fez referência ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

    “É muito importante o resgate desse turismo para mostrar os encantos do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, que vem passando por um processo de despoluição. Turismo é história e são 190 anos das barcas. Muitas gerações atravessaram e seguem atravessando essas águas, mantendo viva essa memória”, destacou Analine Castro.

    Histórico das barcas

    As barcas começaram a operar oficialmente em 1835, com a Companhia de Navegação de Nictheroy. Anos depois, novas empresas assumiram o serviço, como a Empresa Fluminense (1870), responsável por modernizar a frota, e a Cia Ferry (1877), que inaugurou as travessias para Paquetá.

    Na década de 1960, o sistema foi estatizado com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STGB), vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Após a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a operação passou para o governo estadual, sob gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (CONERJ).

    A privatização da Conerj, em 1998, marcou uma nova etapa, transferindo a operação para o consórcio Barcas S/A. Posteriormente, em 2012, o serviço passou a ser administrado pelo Grupo CCR, que permaneceu até 2024.

    Desde fevereiro de 2025, o sistema está sob gestão do consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual via Setram. Em março, as tarifas foram reduzidas nas linhas Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas, gerando economia à população e recordes de passageiros. Em 12 de agosto, a linha Charitas registrou 7.699 usuários, um aumento de 75% em relação à média de 2024.

    Segundo a Setram, nos últimos oito meses, o sistema passou por melhorias com instalação de climatizadores nas embarcações, troca de estofados, ampliação de horários e expansão da biometria facial em todas as estações.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Ruas de São Gonçalo terão interdições neste sábado (25)

    Relacionados em Rio