Logo Enfoco


    Cuidado

    Bebedouros públicos serão instalados para animais no Rio

    Projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta quinta (23)

    Publicado 23/10/2025 às 20:11 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As torneiras poderão ser instaladas pelo governo, cidadãos, empresas, ONGs e outros
    As torneiras poderão ser instaladas pelo governo, cidadãos, empresas, ONGs e outros |  Foto: Imagem gerada por IA

    A Assembleia Legislativa do Rio(Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que prevê a instalação de bebedouros para animais em espaços públicos em todo o estado. O texto vai seguir agora para análise do Executivo. Caso a proposta não seja sancionada pelo governador Cláudio Castro, o Legislativo pode derrubar o veto e torná-la lei na prática. 

    De acordo com a proposta, a construção e instalação das torneiras de água potável destinadas aos animais poderão ser feitas pelo Executivo ou delegado à sociedade, através de qualquer cidadão, comunidade, empresas, comerciantes, estabelecimentos em geral, instituições privadas, sociedade de proteção animal e ONGs. O mesmo vale para o abastecimento dos bebedouros (colocação de água), a limpeza e a manutenção dos equipamentos.

    Ainda segundo o projeto, os bebedouros poderão ser distribuídos em pontos estratégicos, como praças e espaços públicos mediante convênio com os municípios, onde haja maior incidência de animais, desde que não atrapalhe a passagem de pedestres.

    As torneiras deverão ser sinalizadas, com a indicação da finalidade, ter dispositivos para evitar o desperdício de água e ter placa, em local de fácil visualização, com o número do telefone do órgão responsável para fazer a manutenção das torneiras.

    Além disso, os bebedouros públicos de animais deverão ser mantidos em condições adequadas de higiene e funcionamento.

    O projeto objetiva a instalação de torneiras de água potável, em espaços públicos, destinadas a animais. Água, aliás, que regula uma parte significativa de funções dos organismos dos referidos animais", justificou autor do projeto, deputado Felippe Neto (Avante). 

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vini Jr. é citado em nova polêmica com Bia Miranda; entenda

    Relacionados em Rio