Cúpula
Brics no Rio: pra quem é feriado? E ponto facultativo?
Reunião será nos dias 6 e 7 de julho na capital

Por conta da Cúpula do Brics, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho, os governos estadual e municipal anunciaram mudanças no funcionamento dos serviços públicos durante a semana do evento.
Governo do Estado
O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou:
- Ponto facultativo em 4 de julho (sexta-feira)
- Suspensão do expediente no dia 7 de julho (segunda-feira)
Essas medidas valem apenas para órgãos e entidades públicas estaduais localizados no município do Rio, incluindo autarquias e fundações. Estão excluídos do decreto os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública e outros atendimentos indispensáveis à população.
"As ações determinadas têm como principais objetivos liberar o trânsito para a locomoção de comitivas de chefes de estado e participantes do evento, principalmente em horários de grande volume de veículos nas vias da cidade, como também reforçar a segurança em torno dos locais oficiais. Serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionam adequadamente para atender a população", disse o governador Cláudio Castro.
Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro também adotou medidas semelhantes:
- Ponto facultativo no dia 4 de julho (sexta)
- Feriado municipal em 7 de julho (segunda)
Entretanto, o decreto exclui o feriado dos seguintes estabelecimentos, que deverão funcionar normalmente:
- Comércio de rua;
- Bares, restaurantes e padarias;
- Hotéis, hospedarias e pousadas;
- Centros e galerias comerciais, shoppings;
- Estabelecimentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas)
- Pontos turísticos
- Empresas jornalísticas e de radiodifusão
- Indústrias nas Áreas de Planejamento (APs) 3, 4 e 5
- Estabelecimentos com trabalho remoto
- Serviços e atividades essenciais
Cidades da Região Metropolitana
Até o momento, as prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, ainda não informaram se também decretarão ponto facultativo ou feriado nos dias da cúpula.
O que é Brics
O agrupamento é formado por 11 países (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã) e representa um dos principais foros de articulação político-diplomática dos países do Sul Global, com foco na cooperação em diversas áreas. Juntos, os países do bloco contam com mais de 40% da população global e 37% do PIB mundial por poder de compra.
As prioridades do Brasil nas discussões são cooperação em saúde global; comércio, investimentos e finanças; mudança climática; governança e inteligência artificial; arquitetura multilateral de paz e segurança e desenvolvimento institucional.
O Brics conta ainda com a modalidade de países parceiros, criada no ano passado. Nela, países são convidados a participar da Cúpula de Chanceleres e de Líderes do Brics, e podem estar presentes em outras reuniões se houver consenso entre os membros. Atualmente, os parceiros são Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
O Brasil também se prepara para receber, em novembro, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30. O encontro será sediado em Belém, no Pará.
Segurança
Unidades especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro fazem, nesta quarta-feira (2), exercícios táticos operacionais preparatórios para a reunião de cúpula do Brics.
Segundo a Polícia Militar, estão sendo feitas ações simuladas de controle de distúrbios; ações com cães e motocicletas; de desobstrução de vias; de monitoramento aéreo e detecção de ameaças; e de uso atirador de precisão.
Os exercícios estão sendo feitos nas dependências do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O esquema de segurança para a cúpula também envolverá as forças armadas.
Com informações da Agência Brasil


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!