Verão
Calorão! Praias lotadas no Rio e Niterói neste domingo
Sensação térmica ficou próxima dos 50ºC
O verão definitivamente chegou e as praias do Rio e Niterói ficaram lotadas neste domingo (19). Por volta das 16h, os termômetros em ambas as cidades chegavam aos 41ºC mas, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a sensação térmica chegou aos incríveis 48,9ºC.
As praias do Leme e de Copacabana estavam com as faixas de areia praticamente tomadas, sem espaço para transitar. Em Niterói, a praia de Piratininga registrou um numero altíssimo de banhistas e, ao final do dia, filas foram formadas no ponto final dos ônibus, que fica na Prainha. Por ter somente uma faixa, um congestionamento também foi formado no local, com longa demora para sair de carro.
A capital carioca está com a classificação de Nível 3 de Calor desde a sexta-feira (17) por conta das altas temperaturas. O sábado (18) foi o dia mais quente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chegando aos 41,5ºC.
Apesar da onda de calor, há previsão de pancadas de chuva no Rio e em Niterói, ainda na noite deste domingo (19) e no fim da tarde e noite de segunda (20). A tendência é de queda até a quarta-feira (22), e as temperaturas máximas devem chegar no máximo até os 38ºC e as mínimas devem ficar na faixa dos 23ºC.
Operação Verão - Rio
Na capital carioca, em ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e agentes da Guarda Municipal (GM-Rio), foram aplicadas 554 multas e 65 veículos foram removidos por estacionamento e/ou carga e descarga irregulares.
Além disso, foram apreendidos centenas de itens com ambulantes irregulares, como bebidas em garrafas de vidro, bebidas em geral, peças de vestuário, grandes estruturas, entre outros. Os agentes também realizaram fiscalizações nos barraqueiros da orla.
Foram aplicadas 15 autuações por loteamento de areia, falta de tabela de preços, entre outras infrações em Copacabana e no Leme. Também foram apreendidas 19 churrasqueiras nas areias, sendo três na Praia do Flamengo e 16 na Zona Oeste.
Nas fiscalizações na areia, os agentes constataram 24 banhistas com caixas de som e orientaram para desligarem os equipamentos sonoros. Guardas municipais também apreenderam um balão inflável na praia de Copacabana.
A GM-Rio distribuiu aproximadamente 400 pulseiras de identificação em toda e orla e parques da cidade. Os agentes também desfizeram 22 acampamentos irregulares em toda a orla.
Operação Verão - Niterói
De acordo com a Seop do município fluminense, não houve registro nenhuma ocorrência grave e com a garantia do ordenamento em praias e eventos. Guardas municipais, agentes da Seop e do Departamento de Fiscalização de Posturas realizaram as ações em 12 praias.
As equipes trabalharam na Região Oceânica e nas praias da Baía. Crianças foram identificadas por pulseirinhas distribuídas em bases montadas nas areias.
Os agentes autuaram veículos estacionados irregularmente em calçadas ou em portas de garagens. Eles orientaram comerciantes com relação ao espaço público, ao uso de garrafas e à utilização de caixas de som nas areias, o que é proibido pelo código de posturas da cidade.
Em um balanço das praias de Itaipu e Itacoatiara, que apresentaram maior movimento, foram 29 autuações de trânsito; 104 crianças foram identificadas com pulseiras; seis crianças perdidas foram encontradas; oito caixas de som foram desligadas e três idosos perdidos foram localizados.
Não houve registro ou incidentes com ambulantes irregulares. Ao serem abordados, todos acataram as determinações dos guardas municipais.
"Queria agradecer à população que colaborou com os agentes, evitando transtornos nas praias. Esse é um sinal de um trabalho bem feito e organizado”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Gílson Chagas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!