Precaução
Concessionária de energia se prepara para temporais no Rio
Empresa vai ampliar o número de técnicos e eletricistas nas ruas

Um esquema especial foi montado pela Light, concessionária de energia elétrica, para tentar reduzir os impactos no fornecimento durante o período de chuvas fortes e ventos previstos para os próximos dias no estado do Rio de Janeiro. A medida foi adotada após o alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden-RJ) sobre a chegada de uma frente fria.
A empresa vai ampliar o número de técnicos e eletricistas nas ruas, com reforço nas equipes espalhadas por 31 municípios fluminenses. Esses profissionais ficarão posicionados em locais estratégicos para atender ocorrências de manutenção, serviços de alta tensão, redes subterrâneas, corte, religação e restabelecimento do fornecimento de energia.
O plano inclui também um trabalho conjunto com órgãos públicos como a Comlurb, o Centro de Operações da Prefeitura (COR), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é acelerar a resposta a problemas causados por queda de árvores ou objetos sobre a rede elétrica.
Prevenção e orientações
A Light reforça a importância da prevenção por parte da população. Em caso de emergência, as equipes da empresa estarão de plantão 24 horas.
Confira as principais orientações:
Antes das chuvas:
• Verifique se as instalações elétricas estão em boas condições;
• Evite o uso de benjamins, preferindo filtros de linha;
• Em caso de goteiras, afaste os aparelhos eletrônicos e providencie o reparo.
Durante as tempestades:
• Retire da tomada aparelhos como carregadores, computadores e TVs;
• Evite contato com objetos metálicos, como fogões e geladeiras;
• Desligue antenas conectadas a televisores e rádios;
• Se a água alcançar o nível das tomadas, desligue o disjuntor.
Caso precise de suporte, dê preferência aos canais digitais da companhia:
• Agência Virtual (clique aqui)
• WhatsApp: (21) 99981-6059 (através da assistente virtual Lia)
• App Light Clientes (Apple Store e Google Play)
• Call Center: 0800-021-0196
• Redes sociais (Facebook): @lightclientes.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!