Logo Enfoco


    Lei

    Cordão da Bola Preta é declarado patrimônio imaterial do Rio

    Título foi sancionado no Diário Oficial nesta quinta-feira (24)

    Publicado 24/07/2025 às 13:14 | Atualizado em 24/07/2025 às 14:19 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cordão do Bola Preta tem mais de 100 anos de tradição no Carnaval do Rio
    Cordão do Bola Preta tem mais de 100 anos de tradição no Carnaval do Rio |  Foto: Divulgação

    O bloco Cordão da Bola Preta foi reconhecido, nesta quinta-feira (24), pelo governador Cláudio Castro como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O título foi dado pela Lei 10.902/2025 sancionada no Diário Oficial do Estado e de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT),

    "Não há como falar de Carnaval, no Rio ou no Brasil, sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio", declarou Cláudio Castro.

    O autor da lei também exaltou a importância do bloco centenário e do seu reconhecimento como patrimônio do Estado.  

    "Declarar o Cordão da Bola Preta como patrimônio imaterial é preservar nossa memória, valorizar nossas tradições e garantir que essa manifestação cultural siga encantando gerações. Por sua importância histórica, cultural e para a memória do Carnaval, nada mais justo que homenagearmos essa manifestação, que é referência em nosso estado, perpetuando seu legado de luta e resistência que atravessou gerações", afirma o deputado Vitor Junior. 

    Bloco mais antigo do Rio 

    Fundado em 1918, o Bola Preta é o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Considerado hoje um megabloco, atrai a cada ano uma multidão de foliões para as ruas do Rio, aos sábados de Carnaval.

    O bloco, que atravessou gerações, é parte da memória cultural da capital fluminense e desfila ao som de marchinhas de Carnaval, sambas-enredo, além de clássicos de MPB. Em 1º de março deste ano, sábado de carnaval, celebrou o 106º desfile da agremiação, com o tema “Rio, eu te amo”, homenageando os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sandra de Sá e Gabriel O Pensador fazem a festa em Maricá

    Relacionados em Rio