Logo Enfoco


    Inclusão

    Deficientes visuais ganham posto exclusivo do Detran no Rio

    Inauguração aconteceu nesta terça-feira (9)

    Publicado 09/09/2025 às 18:54 | Atualizado em 09/09/2025 às 19:16 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O posto funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h com capacidade para atender até 30 pessoas por dia
    O posto funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h com capacidade para atender até 30 pessoas por dia |  Foto: Divulgação / Detran / Alexandre Simonini

    O Detran do Rio de Janeiro inaugurou, nesta terça-feira (9), o primeiro posto de identificação civil do país voltado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A unidade foi instalada no Instituto Benjamin Constant (IBC), na Urca, Zona Sul do Rio, referência nacional no atendimento a pessoas com deficiência visual.

    O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com capacidade para atender até 30 pessoas por dia, incluindo alunos, professores e frequentadores do IBC. A iniciativa marca um passo inédito na prestação de serviços públicos adaptados às necessidades desse público.

    A nova unidade do Detran é parte de um processo de ampliação da acessibilidade no sistema de identificação civil. Além do atendimento diferenciado, o estado do Rio deve lançar, em breve, a versão em braile da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo é permitir que pessoas cegas ou com baixa visão possam ler suas próprias informações, sem depender de terceiros.

    A CIN, que tem o CPF como número único de identificação, já está sendo emitida no novo posto. O documento, que também tem como foco o combate a fraudes, será obrigatório em todo o território nacional a partir de 2032, substituindo gradualmente o modelo antigo.

    Durante a inauguração, representantes do Detran e do Instituto Benjamin Constant ressaltaram a importância simbólica e prática da nova unidade. A professora de braile Maria Luzia do Livramento, ex-aluna do IBC, foi uma das pessoas atendidas e celebrou a novidade: “Agora vou esperar chegar a carteira em braile, que será muito bem-vinda. Vai facilitar muito a vida de todos.”

    Com 170 anos de história, esta é a primeira vez que o IBC recebe um serviço de identificação civil dentro de suas instalações. A proposta é que a unidade sirva como modelo para outras regiões do país, ampliando o acesso à documentação e promovendo autonomia e inclusão para pessoas com deficiência visual.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Menina que teve as mãos queimadas pela mãe recebe alta em SG

    Relacionados em Rio