Logo Enfoco


    Monitoramento

    Intoxicação por metanol: Rio descarta mais quatro suspeitas

    Dois possíveis casos eram da Região dos Lagos e um de Niterói

    Publicado 18/10/2025 às 20:49 | Atualizado em 18/10/2025 às 21:06 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ao todo, 17 casos foram notificados no estado do Rio, dos quais 15 já foram descartados
    Ao todo, 17 casos foram notificados no estado do Rio, dos quais 15 já foram descartados |  Foto: Divulgação

    Mais quatro casos que estavam sendo investigados como suspeitos no Rio por intoxicação por metanol foram descartados. A informação foi revelada pela Secretaria Estadual de Saúde neste sábado (18). Ao todo, 17 casos foram notificados como suspeitos e analisados pela Vigilância em Saúde, que também monitora a situação dos pacientes. Até o momento, 15 foram descartados.

    Dos quatro casos excluídos dois eram em São Pedro da Aldeia, um em Cabo Frio e um em Niterói. Outros dois permanecem sob investigação, um em Cabo Frio e um em São João de Meriti, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. 

    Os principais sinais de intoxicação por metanol são visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite. No caso do aparecimento desses sinais, é necessário procurar a unidade de atendimento mais próxima de casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito.

    Trabalho intensivo

    No começo de outubro, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira suspeita de intoxicação por metanol. Desde então, a Secretaria tem orientado a população sobre os cuidados necessários ao ingerir bebidas alcoólicas. A Secretaria ressalta que o ideal é reduzir o consumo, principalmente das destiladas, até que haja o rastreio das adulterações.

    As unidades de saúde estaduais foram orientadas sobre os sintomas compatíveis e o tratamento de possíveis contaminações por metanol. Os municípios estão orientados a enviar as amostras para detecção ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que fechou parceria para análise na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), referência nacional para a identificação de amostras com metanol.

    Desde o início do mês, a Secretaria Estadual de Sú já recebeu remessas de etanol farmacêutico e do antídoto fomepizol enviadas pelo Ministério da Saúde para o tratamento dos possíveis pacientes intoxicados. Os medicamentos foram enviados ao Hospital Estadual Anchieta, referência no estado para os casos de intoxicação por metanol. A Secretaria também adquiriu um lote adicional de antídotos para o atendimento dos pacientes.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo é adiado em Niterói

    Relacionados em Rio