Fraude
Mãe do vascaíno Gui denuncia golpes usando nome do menino
Perfis falsos pediram doações para cirurgia de emergência

A mãe de Guilherme Gandra Moura, ou simplesmente Gui, famoso torcedor mirim do Vasco com uma doença rara, denunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira (27), golpes usando o nome do menino. Segundo, Tayane Gandra, através de perfis falsos no Instagram, criminosos têm divulgado campanhas fraudulentas de doações e vaquinhas, alegando inclusive que seria necessário um montante de R$650 mil para uma cirurgia emergencial.
"Nada que não tenha ligação com a minha página e a página do Gui é verídico. Nós nunca pedimos doação e vakinha por nossas redes sociais", disse Tayane.
Tayane revelou ainda que o golpe está sendo propagado através de vídeos falsificados, nos quais os criminosos utilizam até inteligência artificial (IA) para manipular trechos de podcasts em que Gui participou, tentando dar credibilidade à história de emergência.
Por fim, a mãe de Gui fez um apelo aos seus seguidores e aos fãs de seu filho para que compartilhem o alerta e ajudem a denunciar os perfis fraudulentos, a fim de evitar que mais pessoas caiam no golpe. Ela destacou a importância de desconsiderar qualquer pedido de doação ou vaquinha que não tenha origem nas páginas oficiais deles. No entanto, a mãe do Gui não revelou se tomará medidas legais ou prestará queixa sobre as tentativas de golpe.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!