Pisando em Falso
Mais de 15 mil sandálias falsificadas são apreendidas no Rio
Operação combate comércio ilegal de calçados

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), o Procon-RJ e a Polícia Militar realizaram nesta quarta-feira (22) a Operação “Pisando em Falso”, voltada ao combate à pirataria de calçados no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Durante a ação, foram apreendidos mais de 15 mil pares de sandálias falsificadas, incluindo marcas como Lacoste, Havaianas, Ipanema, Louis Vuitton e Nike.
A operação teve início a partir de uma denúncia feita pelo grupo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, e alcançou estabelecimentos localizados em Campo Grande, Madureira e Duque de Caxias. Segundo os órgãos de fiscalização, os produtos apreendidos não seguem os padrões de qualidade exigidos pelos fabricantes e podem conter materiais tóxicos. Além disso, os calçados falsificados não possuem a tecnologia adequada para suporte da pisada, aumentando os riscos à saúde dos consumidores.
O combate à pirataria também tem impacto econômico, já que o comércio de produtos falsificados prejudica empresas que atuam dentro da legalidade e fortalece redes de crime organizado.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da operação.

“Quando combatemos a pirataria, estamos protegendo vidas. Produtos pirateados podem parecer inofensivos, mas representam sérios riscos à saúde e à segurança dos consumidores. Nosso objetivo é garantir que o consumidor tenha acesso a produtos seguros e de origem comprovada, além de coibir o comércio ilegal que prejudica a economia e a sociedade”, afirmou.
O Enfoco não conseguiu localizar os contatos das empresas citadas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!