Verão
Onda de calor faz disparar buscas por atendimento médico no Rio
Inmet emitiu alerta de grande perigo

Os efeitos do calor intenso têm impactado diretamente a rede pública de saúde do Rio de Janeiro. Apenas nos últimos três dias, sintomas associados às altas temperaturas provocaram uma média de quase 450 atendimentos diários nas unidades municipais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Entre os dias 23, 24 e 25, foram registrados 1.347 atendimentos na rede de urgência.
De acordo com a pasta, os quadros mais frequentes relacionados ao calor incluem tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares, reflexo da exposição prolongada às altas temperaturas.
Desde a tarde da véspera de Natal, a capital e cidades da Região Metropoliana do Rio enfrentam situação vermelha, escala mais alta considerada de grande perigo para a população. Nesse estágio de onda de calor os termômetros registram até cinco graus mais quentes que a média.
Estado
No âmbito estadual, o Governo do Estado do Rio de Janeiro emitiu alerta para os 92 municípios fluminenses sobre os riscos do calor excessivo. Entre os dias 20 e 25 de dezembro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado contabilizaram 942 atendimentos relacionados a sintomas provocados pelas altas temperaturas.
A previsão indica a continuidade do calor intenso nos próximos dias, com possibilidade de os termômetros alcançarem 41°C no domingo. A expectativa de chuva é baixa, com chance apenas de precipitações fracas e isoladas a partir de terça-feira.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




