Cirurgia
Órgãos de jogador de futebol são doados na Baixada
Procedimento foi realizado na manhã deste sábado (4)
A família de Kauan Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, autorizou a doação dos órgãos do jovem, que morreu após ser baleado em Queimados, na Baixada Fluminense do Rio. Kauan foi atingido por disparos depois de um desentendimento ao pisar no pé de um traficante na cidade. A cirurgia de retirada dos órgãos foi realizada na manhã deste sábado (4) no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense.
De acordo com informações do HGNI, o fígado e os rins do jovem foram captados e serão destinados a pacientes que aguardam na fila de transplantes. Esta foi a primeira captação de órgãos realizada em Nova Iguaçu em 2025. A legislação brasileira de transplantes impede a identificação do doador às famílias que recebem os órgãos, garantindo o anonimato durante o processo.
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que a doação beneficiará pacientes cadastrados na fila única de transplantes, que segue critérios técnicos e de prioridade estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). “Os órgãos captados serão entregues a pacientes que aguardam na fila de transplantes”, destacou o comunicado oficial.
Num vídeo divulgado pela equipe médica, é possível ver a saída do hospital com os órgãos de Kauan, onde profissionais de saúde e familiares prestam uma homenagem silenciosa. No local, médicos, enfermeiros e técnicos formaram um corredor, enquanto a maca com os órgãos captados seguiu em direção ao transporte responsável pelo manejo do material aos receptores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!