Normalidade
Rio amanhece sem vias fechadas e volta para estágio 1
Todos os meios de transporte funcionam normalmente na cidade

Após um dia de caos no Rio de Janeiro, causado por retaliações do Comando Vermelho (CV) à operação mais letal da história do estado, a rotina da cidade começa a se normalizar. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o município entrou em Estágio 1 às 6h desta quarta-feira (29). O policiamento na cidade também foi reforçado.
O Estágio 1 representa o nível inicial de uma escala composta por cinco etapas e indica a ausência de ocorrências de grande impacto. Nessa fase, podem acontecer incidentes de menor gravidade, mas que não afetam de forma significativa o dia a dia da população.
No momento, todos os meios de transporte operam normalmente, incluindo VLT e metrô, e as vias estão totalmente liberadas para a circulação de veículos.
Na Ponte Rio-Niterói, o trânsito segue normalmente nos dois sentidos, Rio e Niterói, com tempo médio de travessia de 13 minutos.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (29), que a cidade está funcionando normalmente. “Permanecemos atentos. As informações oficiais serão divulgadas pelos canais da Prefeitura”, afirmou.
O caso
Até as 3h da madrugada, o estado permanecia em nível 2, com risco de ocorrências de alto impacto. Na terça-feira (28), às 13h48, o Rio de Janeiro havia entrado em Estágio 2 devido a ações policiais que interditaram, de forma intermitente, diversas vias nas zonas Norte, Oeste e Sudoeste da cidade. As ocorrências afetaram os modais de transporte e dificultaram a locomoção dos moradores.
Mais de 12 horas de interdições ocorreram no Rio de Janeiro devido a ações coordenadas pelo tráfico. Criminosos bloquearam várias ruas utilizando ônibus e outros veículos como barricadas, em retaliação a uma operação policial. De acordo com o Rio Ônibus, 71 coletivos foram usados nos bloqueios, afetando 204 linhas de transporte.
Trechos estratégicos da cidade ficaram bloqueados, incluindo a Avenida Brasil, as linhas Amarela e Vermelha, além das rodovias BR-101, em São Gonçalo, e BR-040, na região do Jardim Gramacho.
No meio da tarde, as empresas de transporte determinaram que todos os ônibus retornassem às garagens, deixando muitos cariocas sem opções de transporte , algumas pessoas precisaram percorrer até 5 km a pé para chegar em casa.
O Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus, informou que a circulação dos coletivos foi normalizada nesta quarta-feira. De acordo com a entidade, 96 veículos chegaram a ser usados como barricadas, afetando 204 linhas.
O sindicato também destacou que mantém comunicação constante com a Polícia Militar e outras autoridades para assegurar o funcionamento do transporte e a segurança de passageiros e trabalhadores.
Policiamento reforçado
Policiais civis e militares mantêm o reforço no patrulhamento em todo o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, por determinação do governador Cláudio Castro (PL).
A ação tem como objetivo assegurar a segurança e o direito de circulação da população, com atenção especial às principais vias expressas, às zonas Norte e Sudoeste, aos acessos à Região Metropolitana e aos transportes públicos.
De acordo com o governo, agentes administrativos da Polícia Militar foram enviados às ruas, aumentando em mais de 40% o efetivo de patrulhamento. O governador destacou que as forças de segurança permanecem em alerta para “garantir a paz e a normalidade nas ruas do nosso estado”.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




