Trânsito
Volta para casa é afetada no Rio e em Niterói após operação
SuperVia, MetrôRio e Barcas ampliam horários e viagens extras
A tarde desta terça-feira (28) é marcada por longas filas e congestionamentos nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, reflexo de bloqueios em diversas ruas da capital fluminense durante a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha. O horário de pico do retorno para casa do carioca foi antecipado em quatro horas, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
A Central do Brasil registrou grande movimento, com trabalhadores tentando retornar para casa, e pontos de ônibus em diferentes regiões da cidade também apresentaram filas. Apesar do fluxo intenso, metrô, barcas e trens operavam normalmente por volta das 15h50, com exceção do BRT, que registrava intervalos irregulares.
A SuperVia colocou 12 trens extras para atender à alta demanda: quatro saindo da Central do Brasil, dois de São Cristóvão, quatro de Madureira e dois de Deodoro com destino a Bangu. O MetrôRio reforçou a grade de trens das linhas 1, 2 e 4, garantindo menor intervalo entre as viagens.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio informou que a cidade entrou no Estágio 2, devido a ocorrências policiais que interditaram intermitentemente vias nas zonas Norte, Oeste e Sudoeste.
Apesar de publicações em redes sociais sobre o Estágio Operacional 4, a informação foi desmentida pelas autoridades. Entre as ruas afetadas durante a tarde estão a Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha.
Trânsito em Niterói

Em Niterói, os aplicativos de trânsito apontam congestionamentos nas principais vias: Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, sentido Cantareira; Avenida Felíciano Sodré, para quem chega pela Ponte; e nas avenidas Jansen de Melo e Marquês do Paraná, sentido Icaraí.
Quem trafega pela Ponte Rio-Niterói encontra fluxo mais tranquilo, com 15 minutos de travessia no sentido Niterói apenas no pedágio e 13 minutos no sentido Rio, de acordo com a Ecovias. A concessionária reforçou que não há ocorrência que justifique interdição da via e que a operação é monitorada em conjunto com a PRF.
🚨 Comunicado Ecovias Ponte 🚨
— Ecovias Ponte (@ecoviasponte) October 28, 2025
🚓 Não há indícios ou ocorrências que justifiquem a interdição da Ponte Rio-Niterói em razão de operações policiais
✅ Nossa equipe operacional está monitorando a via, em conjunto com a PRF, garantindo a segurança e o fluxo do tráfego
No bairro Fonseca, a Alameda São Boaventura apresenta trânsito intenso em direção ao Centro, enquanto o fluxo para São Gonçalo segue moderado. Passageiros do Terminal Rodoviário João Goulart enfrentam longas filas em função do caos registrado em São Gonçalo.
O que diz a Prefeitura de Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, informou pelas redes sociais que a cidade mantém situação de normalidade, com policiamento reforçado. Segundo ele, não há ocorrências de bloqueios ou fechamento de vias, e a Prefeitura monitora a situação em tempo real.
A população foi orientada a não compartilhar informações não confirmadas e a recorrer apenas aos canais oficiais para atualizações.
O sistema aquaviário das barcas também operava normalmente, com viagens antecipadas sempre que a capacidade máxima das embarcações era atingida, segundo nota do consórcio Barcas Rio.
Procurados, o Terminal Rodoviário João Goulart e a Prefeitura de Niterói não haviam respondido até a publicação desta matéria sobre ações para reduzir as longas esperas dos passageiros e sobre o auxílio no trânsito da cidade.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




