Mudança
Rio anuncia saída da SuperVia no serviço de trens; entenda
Nova empresa deve assumir em até nove meses
O Governo do Estado do Rio anunciou, nesta terça-feira (26), a assinatura de um acordo com a SuperVia para iniciar a transição da operação do sistema de trens metropolitanos. A medida prevê a saída da concessionária e a seleção de uma nova empresa por meio de licitação.
A transição será realizada de forma gradual, com prazo de até nove meses para a chegada da nova operadora. Durante esse período, tanto o governo quanto a SuperVia farão investimentos para garantir a continuidade do serviço.
O governo estadual também se comprometeu a investir R$ 300 milhões para a manutenção da operação e para a realização de melhorias no sistema. Já a controladora da SuperVia, Gumi Brasil, destinará R$ 150 milhões para o pagamento de credores da concessionária.
Segundo o governador Cláudio Castro, a medida visa modernizar o sistema ferroviário e proporcionar mais conforto, dignidade e previsibilidade para os usuários.
"Estamos dando um passo importante para recuperar o sistema, melhorar a qualidade dos serviços e garantir um transporte público de qualidade para a população", afirmou Castro.
A transição deverá ser concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. Ao final do processo, o contrato de concessão com a SuperVia será extinto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!