Oportunidade
Rio tem 1,5 mil vagas de emprego; veja como se candidatar
Há chances em diversos setores e para todos os níveis escolares

O mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiro apresenta sinais de recuperação com a abertura de 1.535 vagas de emprego nesta semana. Entre elas, 263 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PcDs). Os dados são da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), que divulgou nesta segunda-feira (15) a lista atualizada de oportunidades disponíveis em diversos bairros e para diferentes níveis de escolaridade.
O setor de telemarketing lidera o número de oportunidades, com 250 vagas. Em seguida, aparecem os cargos de operador de loja (174 vagas), motorista (50), empregada doméstica (37), instrutor de inglês (36) e babá (20). A lista ainda contempla áreas variadas e inclui processos seletivos para funções operacionais, técnicas e de apoio.
Para pessoas com deficiência, as principais oportunidades estão concentradas em funções como atendente e operador de loja (88 vagas), ajudante de cozinha (85), operador de caixa (13) e eletricista de manutenção (9). Há ainda postos para cargos técnicos e administrativos, como analista contábil e assistente de planejamento.
Vagas de estágio
O levantamento também aponta a oferta de estágios para estudantes de diferentes cursos de nível superior e técnico. Administração aparece no topo da lista com 8 vagas, seguida por Pedagogia (4), Engenharia (4), Ciências Contábeis (2), Marketing (2) e outros cursos como Arquitetura, Direito, Nutrição e Tecnologia da Informação, todos com pelo menos uma vaga disponível.
Desemprego entre jovens cai pela metade
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa de desemprego entre os jovens cariocas caiu pela metade nos últimos quatro anos, passando de 31,2% para 15%. A SMTE atribui parte desse resultado aos investimentos em cursos de capacitação voltados para quem está entrando no mercado de trabalho.
Como se candidatar
Os candidatos interessados podem cadastrar seus currículos pelo site da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda clique aqui. Quem não tem acesso à internet pode se inscrever presencialmente em uma das sete Centrais do Trabalhador, localizadas nos bairros do Centro, Campo Grande, Engenho Novo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Santa Cruz e Tijuca. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
É necessário apresentar RG, CPF, número do PIS e currículo impresso. Pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo pelo e-mail [email protected] ou comparecer diretamente ao CIAD, no Centro do Rio.
As empresas que desejam divulgar suas vagas também podem se cadastrar gratuitamente no banco da SMTE pelo link, clique aqui
A lista completa das vagas por região e as instruções de candidatura estão disponíveis no sitee no perfil da secretaria no Instagram.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!