Contratempo
Santos Dumont continua fechado após vazamento na pista
Mais de 50 voos foram cancelados no aeroporto

O aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, continua fechado para pousos e decolagens, desde a manhã desta terça-feira (30), após um vazamento de óleo na pista. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), cerca de 56 voos foram cancelados.
A previsão inicial, segundo a equipe do aeroporto, era de que as atividades retornariam até as 8h da manhã. Um pouco depois, foi informado aos passageiros que a expectativa de retorno era as 14h da tarde. Até o fim desta manhã, a previsão de volta foi adiada para 17h, segundo as companhias aéreas.
Entenda o que houve
O acidente ocorreu nesta noite de segunda-feira (29), quando um veículo de serviço derramou óleo em parte extensa da pista de decolagem. Por conta dos riscos que o óleo sugere, como eventuais derrapagens e deslizes, as atividades foram suspensas e os voos foram adiados logo no início da manhã.
Entre os principais locais afetados, a ponte-aérea de Congonhas, em São Paulo, se destaca, com pelo menos 11 voos para o Rio cancelados.
Medidas tomadas
Assim que a pista foi bloqueada, as equipes de limpeza e manutenção do aeroporto entraram em ação, tentando liberar a pista assim que possível. Apesar da urgência, o trabalho durante a parte da manhã não foi suficiente para liberar os voos.
Segundo a Infraero, alguns voos conseguiram ser reorganizados e transferidos para o Aeroporto do Galeão, Zona Norte do Rio.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!