Lamentável
Que perigo! Vídeo mostra motociclista 'surfando' no trânsito em Niterói
Manobra é proibida e pode resultar em multa e perda da CNH
Um motociclista foi filmado realizando manobras arriscadas em plena Estrada Caetano Monteiro, no bairro Badu, em Niterói, na manhã desta terça-feira (30). A situação ocorreu por volta das 9h, nas imediações de um shopping local, e chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local, no sentido Pendotiba.
O vídeo mostra o motociclista, usando capacete, inicialmente em pé sobre a moto enquanto ela se move. Em seguida, ele senta e continua a conduzir a motocicleta por alguns metros, até repetir a manobra, subindo novamente sobre a moto enquanto trafegava em meio ao trânsito movimentado.
Testemunhas relataram que o comportamento do motociclista gerou preocupações.
"Ele estava em um local onde poderia ter causado um acidente. Infelizmente, esse tipo de atitude tem se tornado algo comum em Niterói", comentou um motorista, que preferiu não se identificar.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), praticar manobras perigosas pode resultar em multa e até suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O que diz a NitTrans
"O artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que desrespeitar as normas de trânsito constitui infração que pode ser leve, média, grave ou gravíssima. Além disso, o CTB também estabelece que os motociclistas devem respeitar as normas de trânsito e as sinalizações, e que a eles se aplicam as mesmas regras de trânsito que se aplicam aos condutores de veículos automotores. As penalidades para as infrações cometidas incluem multas e outras medidas administrativas", informou a NitTrans em nota citando ainda que manobras irregulares incluem: "fazer 'slalom' entre veículos, circular em alta velocidade, não respeitar prioridade e fazer manobras bruscas".
A NitTrans explicou ainda que "atua com foco em engenharia, educação e fiscalização administrativa de infrações de competência do município. Entretanto, a repressão imediata a condutas que configuram crime ou colocam em risco a segurança pública, como a circulação de veículos sobre calçadas e o consequente risco a pedestres, é atribuição dos órgãos de segurança pública, em especial a Polícia Militar. Em casos de flagrante ou risco iminente, a população pode denunciar pelos canais oficiais da PM (190) e do Centro Integrado de Segurança Pública (153), monitorado pela Guarda Civil Municipal".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!