Proteção

Saiba onde é obrigatório usar máscara novamente

Em alguns locais, a utilização é apenas recomendada

Número de casos aumentou nas últimas semanas
Número de casos aumentou nas últimas semanas |  Foto: Karina Cruz
 

Com o aumento do número de casos de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, o uso obrigatório de máscaras passou a valer novamente em alguns locais. Outros apenas recomendam a proteção. 

A razão para o retorno das recomendações e também exigências do uso de máscaras é o aumento do número de casos da Covid-19 nas últimas semanas. De acordo com as secretarias estaduais e municipais de saúde, 24.082 novos casos de Covid-19 foram registrados. Além disso, 63 pessoas faleceram em decorrência da doença no mesmo período de tempo.

O Boletim Infogripe Fiocruz informou nesta quarta-feira (1º) que a Covid-19 responde por 59,6% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na semana entre os dias 22 e 28 de maio.

Leia+: UFF volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados

Em todos os campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Confira os comunicados:

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) ainda não se posicionaram sobre o tema.

Recomendações

Em função do aumento do número de casos no Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal passou a recomendar o uso de máscaras nas dependências da Corte, em Brasília.

A cidade de São Paulo recomenda que seu cidadãos utilizem máscaras em locais fechados, seguindo a recomendação da comitê de saúde do estado. O estado registrou aumento no número de internações. No primeiro dia do mês, a média móvel diária estava em 170 por dia e na última terça-feira (31) chegou a 404.

Vacinação

Até o momento foram aplicadas 434.413.160 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 176,9 milhões como 1ª dose, 158,9 milhões como 2ª dose e 4,8 milhões como dose única. Outras 85,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço e 4,2 milhões ganharam segunda dose extra, ou quarta dose da vacina.

< Policial civil é executado em tentativa de assalto na Zona Norte 'O júri deu a minha vida de volta', diz Depp sobre julgamento <