Proteção
Saiba onde é obrigatório usar máscara novamente
Em alguns locais, a utilização é apenas recomendada
Com o aumento do número de casos de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, o uso obrigatório de máscaras passou a valer novamente em alguns locais. Outros apenas recomendam a proteção.
A razão para o retorno das recomendações e também exigências do uso de máscaras é o aumento do número de casos da Covid-19 nas últimas semanas. De acordo com as secretarias estaduais e municipais de saúde, 24.082 novos casos de Covid-19 foram registrados. Além disso, 63 pessoas faleceram em decorrência da doença no mesmo período de tempo.
O Boletim Infogripe Fiocruz informou nesta quarta-feira (1º) que a Covid-19 responde por 59,6% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na semana entre os dias 22 e 28 de maio.
Leia+: UFF volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados
Em todos os campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Confira os comunicados:
A máscara voltou a ser item obrigatório nos ambientes fechados da Uerj. Para acesso aos campi, também é necessária a apresentação do comprovante de vacinação.https://t.co/WUqDfOlcqt
— UERJ Oficial (@UERJ_oficial) June 1, 2022
#DeOlhoNaUFF/ A UFF estabelece oficialmente que desde ontem, dia 31/05, fica obrigatório o uso de máscaras faciais em ambientes fechados em todos os campi da universidade. pic.twitter.com/sxsT0gaV6z
— UFF (@uff_br) June 1, 2022
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) ainda não se posicionaram sobre o tema.
Recomendações
Em função do aumento do número de casos no Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal passou a recomendar o uso de máscaras nas dependências da Corte, em Brasília.
A cidade de São Paulo recomenda que seu cidadãos utilizem máscaras em locais fechados, seguindo a recomendação da comitê de saúde do estado. O estado registrou aumento no número de internações. No primeiro dia do mês, a média móvel diária estava em 170 por dia e na última terça-feira (31) chegou a 404.
Vacinação
Até o momento foram aplicadas 434.413.160 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 176,9 milhões como 1ª dose, 158,9 milhões como 2ª dose e 4,8 milhões como dose única. Outras 85,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço e 4,2 milhões ganharam segunda dose extra, ou quarta dose da vacina.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!