Decreto
São Gonçalo decreta situação de emergência devido às fortes chuvas
Medida visa garantir mais agilidade nas ações do poder público
O prefeito de São Gonçalo, Nelson Ruas, decretou situação de emergência no município, nesta terça-feira (14), em decorrência das fortes chuvas que estão castigando a cidade nos últimos dias, em especial após o temporal desta segunda (13), com índices pluviométricos de 200mm, deslizamentos de encostas, alagamentos e dezenas de desabrigados.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Defesa Civil, nas ações de resposta ao cenário de desastre, no qual inúmeras residências foram afetadas, além de outros danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos. O objetivo, segundo o governo municipal, é garantir rapidez nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.
Leia +: 'Deus me protegeu', conta mulher que sobreviveu a desabamento em SG
Leia +: Mulher morre soterrada durante chuva em São Gonçalo
Ainda de acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, a medida irá garantir maior agilidade nas ações emergenciais do poder público de auxílio à população. Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas e desabrigados e/ou desalojados. A situação de emergência terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!